Zona Leste terá Universidade Federal

A Unifesp - Universidade Federal de São Paulo construirá um novo campus na cidade, desta vez, na Zona Leste, numa área de 175,5m², desapropriada pela Prefeitura. Essa área era de propriedade das indústrias Gazarra, na avenida Jacu-Pêssego. O local escolhido foi indicado por entidades da região que se organizaram no Movimento pela Implantação da Universidade Federal na Zona Leste.

Embora ainda não tenha sido divulgado o leque de cursos que deverão ser oferecidos, a iniciativa é muito importante para essa região da cidade, não só por esses cursos de graduação e de extensão, mas também pela pesquisa, que é o principal papel da universidade pública.

Sem dúvida, é uma iniciativa relevante para evitar deslocamentos para a região central ou outras regiões da cidade. Os grandes deslocamentos são acompanhados de graves problemas estruturais da cidade: tráfego intenso, transporte público insuficiente etc. provocados pelo movimento casa-trabalho-local de estudo.

Além disso, a futura Unifesp integra um projeto maior da operação urbana que a Prefeitura, por meio de um conjunto de intervenções e investimentos coordenados, dos quais se destaca o Polo Institucional da Zona Leste, objetiva potencializar a oferta de emprego na Zona Leste.

Com maiores possibilidades de emprego e com mais centros de formação, ganha-se em qualidade de vida e em qualidade ambiental, ao se perder menos tempo nos deslocamentos, bases do conceito de cidade compacta, já tratado por este Blog, no post Cidade Compacta - o que é isso?

Alguns dos espaços públicos previstos para o Polo Institucional: Rodoviária - para terminar com os percursos negativos (deslocamentos da Zona Leste para a Barra Funda ou Tietê); FATEC/ETEC (com projetos já em andamento pelo governo do Estado); Parque Tecnológio voltado para a área de TI (tecnologia da informação); Centro de Convenções e Eventos - para abrigar feiras e exposições; Parque Linear Rio Verde - interligado com o Parque do Carmo, com equipamentos de lazer.

Intervenções muito importantes e bem-vindas para a região.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa