Voluntariado e Cidadania

Voluntariado é uma ação desenvolvida pelo prestador de serviço ou trabalho sem que haja contraprestação ou recebimento de uma vantagem, seja pecuniária ou de qualquer outra espécie. Ser voluntário significa exercer essa ação ou atividade de forma séria, seja ela profissional, especializada ou não. Por isso, qualquer um pode ser um voluntário doando ao próximo algo de si para aqueles que pouco ou nada possuem.

Cidadania também pode significar a intervenção do indivíduo nos negócios públicos do Estado, garantindo o cumprimento daquilo que deveria ser de competência e obrigatoriedade da Administração Pública.

Ser voluntário e cidadão, portanto, é ser solidário, agindo para a manutenção da igualdade de direitos da coletividade.

Numa cidade como São Paulo, cheia de grandezas que vão do progresso e punjança à miséria e falta de condições básicas de vida de seus habitantes, as palavras "voluntariado", "cidadania" e "solidariedade" ganham um significado muito especial.

É isso que tem praticado o G.E.A - Grupo Esperança e Amor, que tem por missão minimizar as necessidades das pessoas assistidas pelo grupo. Suas ações são muito diversas e vão desde a preparação e distribuição de alimentos, agasalhos, cestas básicas e fraldas geriátricas.

O GEA está localizado na rua Pedro Soares de Andrade, 94 - fundos, em São Miguel Paulista, Zona Leste da cidade.

Para conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelo grupo, acesse a página do GEA na internet e seja, você também, mais um volutário.

Comentários

Anônimo disse…
"Lembre-se que se algum dia você precisar de ajuda, você encontrará uma mão no final do seu braço. À medida que você envelhecer, você descobrirá que tem duas mãos - uma para ajudar a si mesmo, e outra pra ajudar aos outros." Audrey Hepburn
chicopmaia disse…
Voluntariado, cidadania e solidariedade, precisamos de mais? Adoraria ouvir sempre essas palavras.
Sinval Gregorio disse…
O voluntário é um importante agente de transformação da sociedade. Ele realiza um trabalho movido pela energia gerada da sua motivação pessoal, pela solidariedade e amor ao próximo. Eu acho importante a divulgação deste tipo de matéria, porque o voluntário, quando está engajado e consciente de seu papel, responde a sua inquietação interior e mobiliza a sociedade em prol da luta por um ideal ou uma causa.

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa