São Paulo Contra a Homofobia!!

A 16ª Parada Orgulho LGBT deste ano teve como tema: "Homofobia tem cura: educação e criminalização! – Preconceito e exclusão fora de cogitação".

O Governador Geraldo Alckmin, esteve presente na coletiva de imprensa no início da parada para reafirmar que São Paulo é um Estado píoneiro na luta pelo direito à diversidade sexual, com políticas afirmativas e ações voltadas ao combate à homofobia há mais de uma década:

"São Paulo é vanguarda neste trabalho, criando lá atrás o GRADI (*) , grupo repressivo a todo tipo de descriminação. Depois sancionei a Lei 10.948/01, que estabeleceu os crimes contra a homofobia. Criamos a 1ª Delegacia para apurar crimes contra a homofobia, que é a DECRADI (**). Defendemos uma sociedade fraterna, em que impere tolerância e respeito aos direitos civis", afirmou o Governador.

Registrar crimes contra a honra é novidade no site da Delegacia Eletrônica de São Paulo. Insultos verbais de natureza homofóbica ou racista também podem ser registrados em Boletins de Ocorrência, sem necessidade de comparecer a uma delegacia. Basta acessar: http://www.ssp.sp.gov.br/bo/

Além disso, São Paulo também é pioneiro na assistência a saúde integral a travestis e transexuais, com atendimento especializado em urogolia, proctologia e endocrinologia (terapia hormonal), avaliação e encaminhamento para implante de próteses de silicone e que funciona no núcleo DST CRT/AIDS (Rua Santa Cruz, 81 - V.Mariana, Capital).
São políticas consistentes e de vanguarda, mas muito ainda se tem a avançar porque, sem uma legislação penal que criminalize a homofobia, essa tarefa se torna mais difícil. 

A Parada é o segundo maior evento da cidade de São Paulo em termos financeiros. De acordo com dados da São Paulo Turismo (SPTuris), durante o final de semana de sua realização, mais de 600 mil turistas visitam a capital do Estado.

Para Alckmin, "eventos dessa magnitude fortalecem a economia local. São R$ 200 milhões investidos na cidade em restaurantes, hotéis, comércios, táxis e afins".

(*) Grupo de Repressão aos Delitos de Intolerância.
(**) Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa