Ah, Cacareco !!

Há 58 anos, uma rinoceronte chamada Cacareco recebeu mais votos que qualquer outro dos 450 candidatos a vereador nas eleições municipais de Sampa. Você sabia? Talvez sim, talvez seja jovem demais para ter ouvido essa história.


Mas, ela é verdadeira.

Tudo começou com a inauguração do Jardim Zoológico de São Paulo, em 16 de março de 1958. O Governador do Estado era Jânio Quadros e, não se sabe se por graça ou por um ato político estrategicamente calculado, durante o evento de inauguração soltou a pérola: "com o cartaz que está, Cacareco seria um forte candidato aos Campos Elíseos" (na época, sede do Governo estadual). 1958 era ano de eleição ao Governo do Estado.


Um parênteses: Jânio era genial em matéria de criar factóides, deixando muitos dos modernos marqueteiros de boca aberta (apenas lembrando, ele foi capa dos jornais quase todos os dias de seu último mandato à frente da Prefeitura de Sampa).



Voltando ao fato, Carvalho Pinto ganhou a eleição para governador mas, no ano seguinte, estavam marcadas eleições municipais e a ideia de Cacareco ser candidata ganhou fôlego, insuflada por algum profissional de imprensa. Virou uma febre e só se falava em Cacareco pelas ruas da cidade no ano de 1959. 

Cacareco recebeu quase 100 mil votos que, logicamente, foram computados como nulos. 

Essa eleição ficou marcada na história da cidade, como a maior demonstração de protesto do eleitorado contra a classe política. Coisa que de anos para cá tornou-se quase que uma prática, com candidatos "alegóricos" - chegando alguns deles a se elegerem.

Coisa para se refletir neste 2018. O país precisa de gente séria, não de "cacarecos", "tiriricas", "sapos barbudos"...



Sobre Cacareco

Embora nome masculino, Cacareco era uma rinoceronte fêmea pertencente ao zoológico do Rio de Janeiro e emprestada - a pedido de Jânio Quadros - para a inauguração do zôo de São Paulo. 


Foi, também, a primeira da espécie nascida no Brasil, em 1954. O animal retornou ao zôo do Rio de Janeiro em outubro, antes das eleições municipais. Viveu poucos anos, morrendo em 1962, por problemas renais.


Ficou tão famosa que uma marca de brinquedos produziu e lançou um brinquedo de plástico.


--------------
Fonte: Acervo Estadão.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa