Museu Memória do Bixiga: 37 anos

Localizado no coração do bairro do Bixiga, o MUMBI - Museu Memória foi criado em 1981, concebido por Armando Puglisi - o Armandinho do Bixiga - para abrigar objetos, a maioria doados pelo ele mesmo e relativos aos imigrantes italianos na região.

Possui oito mil fotografias, mais de mil e quinhentos objetos, dentre eles artigos de Adoniran Barbosa, máquinas de macarrão, garrafas de leite, sapatos de Carmem Miranda, armas da Revolução de 1932, peças da escola de samba Vai-Vai, dentre outros.


A casa que abriga o museu, tombada pelo CONPRESP - Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo, foi construída no início do século XX.  Após a morte de Puglisi em 1994, o museu enfrentou dificuldades financeiras e fechou suas portas no ano 2000.


Neste domingo, 29 de abril, comemorando seus 37 anos de existência, o MUMBI reabre suas portas e, em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, lança o LAB Fábrica de Restauro - Bixiga.

A proposta da LAB é capacitar profissionais de diversas áreas, tais como pedreiros, pintores, serralheiros, marceneiros, arquitetos etc para atuarem na restauração e conservação de espaços importantes à comunidade.


Numa boa festa nos moldes italianos não pode faltar, claro, comida.  Para isso, após o evento, o Catzo Boteco Italiano, aquele na Escadaria do Bixiga, ao lado da Praça Dom Orione, promove um jantar comemorativo com o emblemático Nhoque da Sorte. Para os que não conhecem, esse nhoque é aquele saboreado todo dia 29 por paulistanos e descendentes da tradição italiana, que colocam uma nota de dinheiro sob o prato e, enquanto comem, pedem para que um pedido bem especial seja realizado.

Serviço:


MUMBI 37 anos e Lançamento da Fábrica de Restauro no Bixiga
Quando: Domingo – 29 de abrilHorário: 13h00 às 18h00Endereço: Rua dos Ingleses, 118

Fontes/Fotos: Portal do Bixiga; MUMBI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa