Museu da Imigração


Você já visitou o Museu da Imigração? 
Não?
O que está esperando?

Paulistano da gema, paulistano adotado, apaixonados pela Cidade e pela História, curiosos, amantes da Cultura... não podem deixar de ir. 
O Museu da Imigração ocupa parte das edificações da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás, que foi construída para atender ao aumento do fluxo de imigrantes na cidade no final do século XIX.


A Hospedaria tinha como finalidade fornecer alojamento, triar e encaminhar os recém chegados e seus familiar para postos de trabalho, principalmente para a lavoura de café.  Em 1888, a hospedaria era um dos maiores complexos arquitetônicos de São Paulo abrigando dormitórios, hospital e enfermaria, refeitórios, sala de registro, agência de colocação dentre outros e, claro, a estação férrea onde os imigrantes desembarcavam.



Por lá passaram mais de 2,5 milhões de estrangeiros oriundos de 75 nacionalidades e etnias.


Até hoje ela desempenha um papel importante para abrigar pessoas de outros estados ou países, com dificuldades de se colocar no trabalho, em conseguirem casa ou alimentos. É o que faz a "Casa que Acolhe" ou o projeto Arsenal da Esperança, criado em 1996 por Ernesto Olivero e Dom Luciano Mendes de Almeida.



Desde sua fundação, O Arsenal da Esperança realizou mais de 4,5 milhões de atendimentos, hospedou mais de 35 mil homens e ofereceu mais de 12 milhões de refeições. Diariamente atende cerca de 1.200 pessoas com dificuldades, promove encontros entre jovens e famílias que queiram dialogar e a promover ações de paz, solidariedade e justiça.



Vinculado a Secretaria de Estado da Cultura, o Museu "herda do Memorial do Imigrante toda a história de preservação da memória das pessoas que chegaram no Brasil por meio da Hospedaria e o relacionamento construído, ao longo dos anos, com as diversas comunidades representativas da cidade e do Estado" de São Paulo.




Caso não possa comparecer na sede do museu, tente uma visita virtual aqui.

Serviço:
Terça a Sábado, das 9h às 17h
Domingos, das 10h ~as 17h
Rua Visconde de Parnaíba, 1316, Mooca
Fone: (11) 2692.1866
museudaimigracao@museudaimigracao.org.br

Terça a Sábado, das 10h às 16h (exceto feriados)
pesquisa@museudaimigracao.org.br
biblioteca@museudaimigracao.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa