Descarte Correto de Medicamentos


Embora seja pioneira na aprovação de legislação sobre medidas a serem tomadas para evitar os efeitos das mudanças climáticas, muitas práticas existentes na cidade ainda atrasam o seu desenvolvimento para que se torne um ambiente sustentável.

Sacolinhas plásticas ainda reinam nos supermercados e nas vidas dos paulistanos, a horrenda prática de atirar lixo nas ruas, o descarte de pilhas e baterias, por exemplo, são medidas que exigem ações do poder público, do setor privado e muita educação ambiental.

Certo é que quando esses três lados estão juntos: poder público, setor privado e população, o resultado da medida adotada tende a ter muito mais êxito.

É o que se espera do Projeto "Descarte Correto de Medicamentos", realizado pela Prefeitura (Secretaria de Serviços-Limpurb), em parceria com a Eurofarma e o Grupo Pão de Açúcar. Este último, disponibilizadno cinco postos de rececimento destes materiais (vide abaixo).

A Prefeitura lembra que todas as UBS's - Unidades Básicas de Saúde da cidade já estão disponilbilizadas para o descarte de medicamentos e outros resíduos de saúde.

Faça a sua parte, descartando medicamentos vencidos, embalagens cortantes, ampolas, agulhas, entre outros, nas urnas coletoras especialmente confeccionadas para garantir a segurança da coleta.

Os medicamentos devem ser descartados em suas embalagens originais, cujo material (caixas e bulas) será entregue à reciclagem. Agulhas e seringas precisam ser colocadas em um recipiente rígido para evitar riscos de acidentes. Os medicamentos serão incinerados em usinas ambientalmente preparadas. Algodão e outras bandagens, bem como os materiais perfurocortantes, antes de serem enviados para aterros, serão descontaminados em uma Usina de Tratamento.

Locais para descarte (além das UBS's):

Pão de Açúcar:
- Real Parque - Av. Major Sylvio Magalhães Padilha, 13.000
- Jabaquara - Av. Eng.Armando de Arruda Pereira, 2022

Extra:
- Itaim Bibi - R. João Cachoeira, 899
- Penha - Av. São Miguel, 962/1006
- João Dias - Av. Guido Caloi, 25 Parte I
Fonte: DOC 17/11/2010

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa