FAPESP alavanca Sampa no ranking mundial de artigos científicos

Uma excelente notícia: São Paulo sobe no ranking de produção de artigos científicos, segundo estudo da Royal Society (academia nacional de ciência britânica).

Segundo a academia, São Paulo subiu 21 posições desde 1996 e hoje é a única cidade do Hemisfério Sul dentre 20 outras do mundo todo que mais produzem artigos. Um motivo de orgulho para os paulistanos e para o país.


Uma das principais razões desse avanço se deve à FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP, uma das principais agências de fomento e pesquisa científica e tecnológica do país.


Com um orçamento correspondente a 1% do total da receita tributária do Estado (obrigação prevista na Constituição paulista), a FAPESP é responsável por cerca de 65% dos recursos estaduais aplicados à ciência, enquanto que no resto do país a média de dinheiro público para esse fim beira 20%.


A Royal Society ressalta a importância do repasse de verbas do Estado à agência dizendo que "provavelmente nenhuma outra agência de fomento no mundo inteiro tem tal segurança e garantia".


Informações sobre a instituição, pesquisadores, bolsas de estudo ou resultados de trabalhos podem ser acessados no site da FAPESP (clique aqui).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa