Mais Espaço para a História




Arquivo Público de São Paulo passa por reforma, incorporando o que há de mais moderno no setor


Com a finalidade de preservação, o prédio do Arquivo Público está passando por reformas para melhorar as condições de guarda do seu acervo e ampliação de sua capacidade. Além disso, um novo prédio anexo vem sendo construído e deverá ser entregue até julho deste ano, com investimentos da ordem de R$ 68 milhões.



Segundo informa o coordenador do Arquivo, será um arquivo para o século 21, incorporando as novas tecnologias da informação, controle de temperatura e umidade, filtros de ar preservando um acerco de cerca de dez mil metros lineares de documentação permanente, integralmente disponíveis à consulta pública, além de 16 mil metros lineares destinados à documentação administrativa. É a memória do Estado de São Paulo e do país que lá se encontra.


Um dos documentos mais antigos, por exemplo, é o inventário do sapateiro Damião Simões, de 1578 e dentre os mais significativos - pela dimensão ou procura - estão os documentos da Agricultura e Imigração, datados de 1812-1948. Há, também, uma hemeroteca com mais de 1.300 títulos de jornais.


O material do arquivo está disponível para consulta em casa. Por meio do site, o arquivo virtual reune mais de 400 mil imagens sobre a história de São Paulo, relacionadas a temas diversos. Para acesso a esse conteúdo há 14 diferentes mecanismos de busca.


Quer conhecer tudo isso? Clique aqui e acesse o site. É uma verdadeira viagem pela História.



(extraído de matéria veiculada no DOE de 30/03/2011)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa