Projeto Brasil: Nunca Mais


Durante o período final da ditadura militar (entre 1979 e 1985), o arcebisbo Dom Paulo Evaristo Arns e o pastor Jaime Wright coordenaram o projeto Brasil: Nunca Mais que, clandestinamente organizou importante acervo sobre a história do país, evitando o possível desaparecimento de documentos durante o processo de redemocratização.


Assim em sigilo, após seis anos, a tarefa foi finalizada resultando na cópia de mais de um milhão de páginas de cerca de 707 processos do STM - Superior Tribunal Militar, que foram microfilmados e remetidos para o exterior, para evitar que fossem apreendidos.




Agora, todo esse material será acessível. O Arquivo Público do Estado de São Paulo (órgão vinculado à Casa Civil do Governo do Estado), o Ministério Público Federal e o Armazém Memória realizam no próximo dia 14 de junho, às 14h30, o "Ato Público de Repatriação do Acervo do Brasil Nunca Mais". Na ocasião será anunciado o Brasil Nunca Mais Digital.


Esse novo projeto irá digitalizar o colocar na internet o acervo do Brasil: Nunca Mais, formado por cópias em microfilme de 707 processos judiciais do STM, além de cerca de 4 mil documentos do CMI - Conselho Mundial de Igrejas sobre o mesmo tema. O projeto contará, ainda, com o apoio da OAB/RJ, do Center for Research Libraries (EUA), do CMI (Suíça) e do Instituto de Políticas Relacionais. Os organizadores esperam que todo o trabalho esteva finalizado em um ano.


O Arquivo Público do Estado de São Paulo - um dos maiores arquivos públicos brasileiros - está encarregado da digitalização de cerca de 1 milhão de páginas dos processos datados de 1961 a 1976, que contêm informações e evidências de violações dos direitos humanos práticadas por agentes do Estado, durante a ditadura militar. Já o acervo do CMI é formado por correspondências trocadas entre os responsáveis pelo projeto Brasil: Nunca Mais durante os seus seis anos de execução.



'ATO PÚBLICO DE REPATRIAÇÃO DO ACERVO DO BRASIL: NUNCA MAIS'

Dia 14/06 - 3a.feira - 14h30

Auditório da Procuradoria Regional da República - 3ª região

Av. Brig. Luiz Antonio, 2020, térreo - Bela Vista - SP/SP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa