Integração à Cidadania


A comunidade boliviana residente em São Paulo recebeu um dia de Integração, onde tiveram a oportunidade de obter documentação, legalizar a sua situação e buscar uma identidade social em nosso país.

Com a participação de diversos órgãos oficiais - Ministérios do Trabalho e da Justiça, Comissão de Direitos Humanos, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas-SP) e as Secretarias de Estado da Educação e da Justiça e Defesa da Cidadania - o evento ocorreu por iniciativa do juiz Paulo Fadigas, da Vara da Infância e da Juventude, do Foro Regional da Penha.

Reunidos no dia 25 de setembro, na Escola Estadual Domingos Faustino Sarmiento (onde 97% dos alunos matriculados são originários da Bolívia) a população boliviana do bairro do Brás recebeu serviços de saúde, jurídicos - como emissão de segunda via de certidões de nascimento e de óbito, e participaram de diversas atividades de lazer. Também foi oferecido serviços de cabeleireiro, manicure e massagem. Uma grande iniciativa para que essa comunidade se sinta acolhida e integrada.

A Secretaria de Estado da Educação informa que há cerca de 340 mil bolivianos no Brasil, concentrados principalmente em bairros como o Brás e Bom Retiro onde há grandes oficinas de confecção.

O dia da Integração terminou com a final do campeonato local de futebol e com um almoço comunitário, onde foi servido um prato tradicional boliviano - a sopa de mani (amendoim), exibição de filmes educativos e apresentações folclóricas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa