Victor Civita dá nome a FATEC no Tatuapé

Há 17 anos moro no bairro do Tatuapé e nesse mesmo tempo um esqueleto de ferro sempre me incomodou. Bem, pelo menos até recentemente.

No final de 2009, esse prédio fantasma começou a renascer e agora dá lugar a mais uma Faculdade de Tecnologia de São Paulo: a Fatec Victor Civita.



O prédio foi originalmente projetado para abrigar a Delegacia Seccional de Fiscalização Tributária, da Secretaria da Fazenda. O autor do projeto (escritório de arquitetura Benno Perelmutter) pretendia que o lugar fosse amplo o suficiente para atendimento da população. A obra foi paralisada no ano seguinte, por problemas burocráticos.

Ao ser retomada, pequenas alterações no projeto original foram realizadas principalmente para atender normas de segurança do Corpo de Bombeiros.

O Governador Geraldo Alckmin, que neste dia 27 de outubro visitará a Fatec, foi o responsável pela revitalização do prédio quando era titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (governo passado).

A obra foi concluída em julho deste ano e em agosto já deu lugar à primeira turma de cursos inéditos na rede Fatec: Controle de Obras e Construção de Edifícios. São 160 vagas, mas está preparada para abrigar até 2 mil alunos.




No ano que vem será incluído o curso de Transportes Terrestres (mais 160 vagas), para o qual as inscrições para o vestibular se encerram no próximo dia 8. (mais informações clique aqui).



QUEM FOI VICTOR CIVITA

Fundador do Grupo Abril, filho de italianos, nasceu em Nova York em 1907. Vem para o Brasil e funda a Editora Abril em 1950. Em 1957 lança a revista O Pato Donald. Comandou a Fundação Victor Civita de 1985 até a sua morte em 1990, sempre com ações voltadas a estimular e modernizar a educação no Brasil.



Se você passar pela Av. Melo Freire (mais conhecida como Radial Leste), na esquina com a R. Antonio de Barros, entre as estações Metrô Carrão e Penha, poderá ver essa bonita arquitetura que chegou para enriquecer a paisagem do bairro. Felizmente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa