O verde das árvores no lugar do azul das barracas

Essa é a nova paisagem do Largo da Concórdia, no bairro do Brás, que durante décadas foi ocupado por barracas de camelôs e recebeu milhares de pessoas todos os dias, vindas de diversas regiões do estado - e do país - para compras.
No entanto, anos atrás o subprefeito da Mooca, Eduardo Odloak, devolveu aquele espaço público à população e combateu a pirataria e outras ilegalidades que vinham sendo cometidas no lugar. (veja vídeo a seguir).



Mas, quando surgiu o Largo da Concórdia na história de nossa cidade?
Foi primeiramente chamado de Largo do Brás (1850) quando a região era repleta de chácaras. Lá ficavam as terras do José do Brás (benemérito considerado fundador do bairro). Em 1865 a Câmara Municipal de São Paulo alterou sua denominação para Largo da Concórdia, na mesma época em que denominou a Rua Riachuelo e o Largo do Paissando, numa possível homenagem à Guerra do Paraguai (Concórdia é uma cidade argentina que teve papel de destaque nessa guerra, assim como Riachuelo e Paissandu foram grandes batalhas desse grande confronto).
O comércio ambulante saiu do largo após a intervenção municipal, mas continua nos arredores e tem causado graves transtornos, como os vistos recentemente na feirinha da madrugada. Esse local ainda carece de solução por parte das autoridades públicas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa