Quartel Tabatinguera - o velho quartel do Parque D.Pedro II





Hospício dos Alienados (1862)


Próximo ao primeiro núcleo urbano da cidade, no local que era conhecido como Chácara do Fonseca nos idos de 1765, foi erguido em taipa de pilão, tabique e pau a pique o primeiro corpo edificado do que até recentemente deu lugar ao Quartel Tabatinguera.

Mas, o velho quartel foi antes Convento das Irmãs Duarte (1852), Seminário de Educandos (1860) e de Educandas (1861) e o Hospício dos Alienados (1862-1905), no qual morreu o poeta Paulo Eiró, em 1871. Somente no início do século passado (1905) o lugar foi adaptado para receber o quartel e o almoxarifado da Força Pública. Abrigou o Exército até 1992, quando foi transferido para a Polícia Militar do Estado de São Paulo. Em 1981, o quartel foi tombado pelo Condephaat.

Atualmente, nos 15 mil m² em que se encontra o quartel, serão instalados o Museu Histórico da Polícia e uma Fábrica de Cultura.

As Secretarias estaduais de Segurança Pública e Cultura são responsáveis por todo o projeto que inclui recuperação da área e a licitação das obras que devem estar concluídas até o final de 2014. O projeto inclui estudos de impacto nas questões de mobilidade, acessibilidade, iluminação, segurança e arborização, para que os equipamentos estejam integrados à região. O Governo do Estado prevê investimentos na ordem de R$ 49 milhões.


Desta forma, o Quartel Tabatinguera, ou melhor, o Museu Histórico da Polícia e a Fábrica de Cultura passarão a integrar o circuito cultural daquela região central, que inclui o Museu Catavento (no Palácio das Indústrias, do outro lado do rio Tamanduateí) e o Museu de História de São Paulo (na antiga Casa das Retortas) que, juntos, somam 70 mil m² dedicados à cultura e ao lazer no Parque D. Pedro II e no bairro do Glicério.



Fonte: DOE, 20/jan/2012

Comentários

Danielle Freitas disse…
Que projeto lindo, São Paulo cada vez mais se concretiza como uma cidade cultural.
Anônimo disse…
Boa matéria! Dilze!
Legal saber que essa edificaçào será restaurada e terá uso. Eduardo
Anônimo disse…
Sd 518 Pacheco CCSv, Radio operador, telefonista e puxei guarda também em 1970, foi minha segunda moradia!
Antonio Del Moral disse…
Servi ai, em 1972, em 2007 escrevi o livro "MEMORIAS DE UM EX-SOLDADO DO SEGUNDO EXERCITO BG".
Isso não pode continuar, restauro já.
Moral 1972
Antonio Del Moral agosto de 2021

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa