MAC-USP, 50 Anos

Criado em 8 de abril de 1963, o acervo do MAC, Museu de Arte Contemporânea da USP, foi composto por obras transferidas do MAM - Museu de Arte Moderna de São Paulo, doações da coleção particular de Ciccillo Matarazzo e da sua esposa Yolanda Pentado, doações internacionais pela Fundação Nelson Rockefeller e das Bienais Internacionais de São Paulo. Entre as peças doadas, destaque para De Chirico, Picasso, Kandinsky, Miró, Mastisse e o autoretrato de Modigliani...



Esse legado o colocou entre os principais museus da América Latina, possuidor da mais importante coleção especializada na produção ocidental do século XX. Hoje tem mais de 10 mil obras entre óleos, esculturas, gravuras, desenhos e trabalhos conceituais.

Após 50 anos, o MAC tem muito a comemorar. A recente mudança de casa (encontra-se no prédio do antigo Detran, no Ibirapuera), e a reforma necessária para sua instalação, equipou-o com moderna tecnologia e acessibilidade. Destaque-se a atuação do então Secretário Estadual da Cultura e atual vereador paulistano Andrea Matarazzo, na entrega e preparação do edifício projetado por Oscar Niemeyer.



Está, aos poucos, incorporando obras a seu acervo e ocupando todos os andares do prédio, sem perder o seu caráter formador e educacional. Sua forte ligação com a USP permitirá a ampliação do setor educativo, por meio da promoção de cursos e acesso a biblioteca da USP - que foi fundada junto com o museu, em 1963.
O acervo da biblioteca da USP, por sua vez, possui 60 mil volumes de livros, periódicos, vídeos, cartazes, dentre outros, cujos temas abrangem artes plásticas, arquitetura, design, museologia, conservação e restauração.

Os diretores
Walter Zanini, falecido em janeiro deste ano, foi o primeiro diretor e o responsável por tornar o MAC-USP um fórum do pensar e do fazer artístico, em plena ditadura militar. 



Foi seguido por Wolfgang Pfeifer, Aracy Amaral - responsável pela sua instalação no Parque do Ibirapuera -, Ana Mae Barbosa, Elza Ajzbenger, José Roberto Teixeira Coelho e Lisbeth Rebollo Gonçalves.


(Extraído do DOE, matéria de Maria das Graças Leocádio)




Comentários

Anônimo disse…
Ηola,
Crеo que es la primera vеz que he leiԁo el blοg у debo comentaг que mе
estа guѕtаndo y seguramente vendre mas fгеcuentеmente por aqui.

Saluԁos!

Paгa seguiг lеyendo ; elgeekjavier299.kazeo.com
pernambuco disse…
Tenho acompanhado. Muito bom o material, Dil...........Beleza

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa