Dia do Ferroviário

Bem, eu sei que acabei de chegar por essas bandas, mas sinto muito orgulho de fazer parte de uma categoria secular cujo trabalho sempre esteve aliado à modernidade, expansão, desenvolvimento e outros adjetivos mil.
Por isso, não poderia deixar passar em branco esta importante data: o Dia do Ferroviário.
 
 

É comemorado em 30 de abril por ter sido essa a data da primeira viagem de uma composição férrea no Brasil, portanto, há 161 anos. Construída pelo Barão de Mauá, a Estrada de Ferro Petrópolis foi a primeira ferrovia do país, ligando o Rio de Janeiro à Raiz da Serra. Estavam presentes na primeira viagem o então Imperador Dom Pedro II e sua esposa, a Imperatriz Tereza Cristina. (Leia mais em A Era das ferrovias no Brasil).
 
Infelizmente, hoje a nossa malha ferroviária é bastante ineficiente e distribuída irregularmente pelo país: a região Sudeste concentra quase metade das ferrovias (47%), as regiões Norte e Centro-Oeste juntas, apenas 8% (segundo o Centro de Estudos e Pesquisas Ferroviárias), totalizando 30 mil km de ferrovias.
 

O transporte de passageiros sobre trilhos representa apenas 3% do total transportado pelas ferrovias, incluindo aqui o Metrô.  Passageiros estão restritos aos trens: da Vale do Rio Doce, da Belo Horizonte-Vitória,  da São Luiz-Carajás;  além dos trens metropolitanos de algumas capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Teresina e Pindamonhangaba-Piracuama.
 
As ferrovias nasceram prioritariamente para o transporte de carga, notadamente o café em São Paulo. Com a baixa do café nos anos de 1930, muitas companhias faliram por falta de trabalho.
 
A década de 1950 foi marcada pelo Plano de Metas - "50 anos em 5" - do presidente JK. Este plano priorizou o automóvel e as rodovias em detrimento das ferrovias. Construir ferrovias era muito lento para fazer o país crescer em 5 anos, como ele queria (500 km de estrada são feitos em 6 meses enquanto obras de ferrovias levariam 3 anos, aproximadamente). Desde então, os subsídios para o setor automobilístico e para obras rodoviárias têm sido grandes.
 
Curiosidades
O primeiro jogo de futebol do Brasil foi realizado na Várzea do Carmo, em São Paulo, em 14 de abril de 1895. As equipes envolvidas na disputa, São Paulo Railway e Companhia de Gás, eram formadas por ingleses radicados na capital paulista.
Charles Miller, considerado o pai do futebol no Brasil, fazia parte do time de ferroviários que venceu a partida por 4 x 2. Ele trouxe as duas primeiras bolas de futebol para o  pais em 9 de junho 1894 e as deixou trancadas em um armário por 10 meses, até a primeira partida.
Na Revolução de 30, Getúlio Vargas, então líder revolucionário, pegou um trem no Rio Grande do Sul em direção ao Rio de Janeiro, conduzindo tropas gaúchas para depor o presidente Washington Luiz.
 

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