Coleta de Lixo: site com horário das coletas

Foto de O Globo
A Lei 15.092, de autoria do vereador Floriano Pesaro, foi promulgada no dia 05 de janeiro deste ano e já está movimentando a cidade. Essa lei dispõe sobre a obrigatoriedade imposta às concessionárias e permissionárias do serviço de coleta de lixo de prestarem informações ao munícipe sobre os horários que coleta será realizada na sua região.

Conforme diz o vereador Floriano, a lei "garante que as pessoas tenham acesso à informações corretas sobre os horários em que os caminhões de coleta de lixo passam em sua rua, melhorando a qualidade de vida das pessoas e da cidade. Isso é transparência. Isso é cidadania".

O vereador ainda afirma que, ao conhecerem previamente os horários de coleta, os cidadãos passarão a evitar que o lixo fique exposto sem necessidade por um longo período. "Lixo fora de hora pode causar danos graves para o município e para as pessoas, como proliferação de doenças e entupimento de bueiros, diminuição da vazão da água e enchentes".

Ontem, o prefeito e o secretário municipal de serviços anunciaram a criação de uma ferramenta que disponibilizará, na internet, de forma bastante simplificada, os dias e horários de varrição e coletas de lixo domiciliar e seletiva na Capital. Além de buscar informações no site da Prefeitura, o munícipe também poderá obter informações no site das duas concessionárias que operam na Capital.

Aliás, o presidente de uma dessas concessionárias afirmou hoje pela manhã a Milton Jung, no programa CBN São Paulo, que além do site farão distribuição de panfletos informativos em cada uma das residências nas regiões em que operam. A lei prevê, ainda, que deverão ser respeitados os critérios da lei Cidade Limpa quanto às formas de divulgação dessas informações.

É importante que a população se conscientize do seu papel na sociedade. Não basta somente o Estado divulgar o horário da coleta, é preciso que cada um faça sua parte, depositando o lixo em local apropriado e respeitando as leis ambientais.

Portanto, é necessário que fiquemos de olhos bem abertos, fiscalizando tanto as empresas que não cumprirem a lei como aqueles que colocam o seu lixo fora do horário ou local a ele destinado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa