Estudo da SEADE aponta mudanças no perfil do paulistano

Boletim da Fundação Seade apresenta estudos sobre mudanças no perfil dos paulistanos, ao longo das décadas mais recentes de seus 456 anos.


Com base em análise de seu banco de dados foi possível demonstrar que São Paulo é a maior cidade do país tanto demográfica quanto economicamente. Concentra 5,7% da população brasileira, 26,2% da população do Estado. Responde por 12% do PIB nacional e 35% do estadual. O PIB da cidade só perde para o do Estado.

A população não cresce como crescia antigamente. A taxa de crescimento reduziu de 5,58% nos anos 1950 para os atuais 0,59% ao ano. No passado esse crescimento fo influenciado pelo componente migratório e pelas altas taxas de fecundidade de suas mulheres.


Os dados ainda apontam que hoje ainda há mais mulheres do que homens, e que estas vivem mais anos do que eles. A população da cidade está envelhecendo, aumentou a média de idade para casamento - tanto para homens quanto para mulheres e diminuiu a porcentagem de casais que realizam matrimônio oficialmente.

São muito interessantes os dados e a análise que a Seade faz, demonstrando diversas características que se alteraram e que o perfil do paulistano mudou sensivelmente.

Quer mais detalhes? Visite o site da Fundação Seade e conheça a íntegra deste estudo.
Ilustração: cidadão planetário

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa