Não deixe o Belas Artes Fechar !!



"Fico ali, na Rua da Consolação, 2423, Cerqueira César.. do ladinho do metrô Consolação e em breve do metrô Paulista. Todo dia tem um monte de filmes bacanas sendo exibidos e um monte de gente que adora cinema, mas não sei se vou continuar existindo..."



Após quase 6 anos de patrocínio, o Banco HSBC, com uma nota lacônica, anunciou o encerramento da parceria com o Cine Belas Artes, no último dia 31 de março, colocando o cinema numa situação crítica, com risco de fechamento.


O patrocínio é mais do que necessário para garantir a continuidade de funcionamento desse importante espaço de arte, pois a renda obtida com a venda de ingressos não é suficiente para arcar com o aluguel mensal do imóvel de R$ 60 mil, com o alto valor do IPTU e com o quadro de 30 funcionários.


O CINEMA


Nascido em 1967 após a reforma do cine Trianon e com programação definida pela Sociedade Amigos da Cinemateca, tinha 3 salas de projeção para o cinema e outros espetáculos, como teatro, dança e música, além de uma galeria para exposições de um estande de venda de discos e livros.


Com a reforma em 1980, duplicou o número de salas, batizando-as de: Heitor Villa-Lobos, Cândido Portinari, Mário de Andrade, Oscar Niemeyer, Aleijadinho e Carmem Miranda. O espaço era mantido pela distribuidora francesa Gaumont, que saiu do Brasil no ano 2000 deixando o Belas Artes à beira de fechar suas portas.


Três anos mais tarde, o cineasta André Sturn, da Pandora, em sociedade com Fernando Meirelles, da O2, assumiu o cinema e partiu em busca de patrocínio, que veio com força e 2004 com a entrada do Banco HSBC.


Em abril deste ano começou novamente uma intensa batalha para evitar que esse pedaço da cultura paulistana, cartão postal da cidade, encerre suas atividades deixando arrasados milhares de cinéfilos e adoradores da arte cinematográfica que por décadas vêm curtindo o Belas Artes.



Por isso, o COISAS DE SAMPA não poderia ficar de fora dessa campanha.


Participe você também!

Siga:






EM MAIO/2011 - A situação é a seguinte:



  • O cinema encerrou suas atividades em 17 de março, após inúmeras tentativas de compra do imóvel, infrutíferas, face a irredutibilidade do proprietário (Flávio Maluf) em negociar uma redução do valor pedido.


  • A estrutura física do imóvel está em processo de tombamento na Secretaria Municipal do Desenvolvimento Urbano, a pedido do Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de SP).

Veja reportagem do fim do Belas Artes:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa