Sampa, 457 anos: uma terra de gigantes

São Paulo comemora seus 457 anos.
Logo pela manhã, 7 mil pessoas festejaram o aniversário pedalando por 10 quilômetros.
A Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade, que teve seu acervo circulante inaugurado em 25 de janeiro de 1944, é reaberta à cidade após reforma que durou 3 anos e custou R$ 16,3 milhões.
Um telejornal noticia que a cidade possui 12.500 restaurantes, produz um milhão de pizzas por mês, 15 milhões de pãezinhos por dia em 4 mil padarias, e ainda tem 80 shopping centers e quse 300 mil lojas e centros de compras.


Eu fui comemorar a data com amigos, ou melhor, com novos amigos no bairro da Mooca.
Foi uma incrível tarde de churrasco, cerveja, chuva e, pasmem, macarronada. Bem mooquense, não acham?

A casa de nosso anfitrião, Edu "Foca" é muito antiga, mas possui tudo o que de conforto pode produzir a vida moderna. Seu pai, Antonio Coelho de Almeida (português de ascendência e não italiano, como se poderia supor à primeira vista), de 76 anos, mudou-se para lá em 1937, vindo da Rua do Gasômetro, no bairro do Brás. Foca nasceu, criou-se e hoje cria seus filhos na mesma casa. Seus amigos, quase todos de infância, reunem-se lá frequentemente com toda a família.

Muita risada e muitas histórias circulam por essas pessoas fazendo com que a vida se torne mais interessante. Histórias como a do oratório que existia entre chácaras e que deu origem à importante rua do mesmo nome no bairro. Essas chácaras produziam muito caqui, goiaba e pera, nos conta o Sr. Antonio, cujo pai foi um dos fundadores da paróquia São Pedro Apóstolo (rua Ibitinga, 838 - V.Bertioga).


Aliás, essa igreja ficava nouto lugar (rua Pirassununga com rua da Mooca), onde havia uma carvoaria que aos sábados era limpa e lavada para dar lugar à missa do domingo.

Dava para passar muitas horas, senão dias, ouvindo essas e tantas outras histórias da cidade e de seu povo.

Não poderia haver melhor forma de comemorar o aniversário de Sampa do que essa, não acham?

Comentários

Unknown disse…
Humm, que comemoração bacana!!! Ta lindona na foto!!! bjs, Flavitcha

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa