Metrô de Sampa: 45 anos

O Metrô de São Paulo, primeiro do Brasil, nasceu há 45 anos.

Destaque em planejamento, eficiência, competência técnica, profissionalismo e seriedade. Pode-se dizer o que quiser, mas quem viaja ao exterior e conhece outros sistemas de transporte subterrâneo, verá que o Metrô de São Paulo enquadra-se entre os melhores do mundo.
Ao longo dos seus 45 anos foi acrescendo mais profissionais, quilômetros de linhas, estações, novas tecnologias, aprimorando seu quadro de empregados e agregando o valor de ser um transporte sustentável, característica de muita importância nas grandes metrópoles mundiais.
Arte e lazer também passaram a fazer parte da identidade do Metrô, melhorando os seus serviços e tornando o ir e vir das pessoas mais agradável. Confira o "roteiro das artes" aqui. Por meio do Metrô é possível se conhecer pontos turísticos da cidade (veja aqui).



Em 1974, teve início o primeiro trecho de 6,4 km de linhas operacionais entre Jabaquara e Vila Mariana.  Hoje são 74 km de linhas (incluindo aqui os 9 km operados pela concessionária Via Quatro, da Linha 4-Amarela) e 64 estações (6 delas também da Via Quatro).

Novos trechos, novas linhas, novas estações
E estão por vir mais quilômetros e mais estações: até 2014 serão mais 24 estações e mais de 100 km de malha metroferroviária.

* Prolongamento da Linha 5-Lilás, em direção à Estação Chácara Klabin e fará a interligação entre as Linhas 1-Azul, 2-Verde e 17-Ouro. É uma ampliação de 19,9 km de extensão e 17 estações.
* Monotrilho: 1) a Linha 15-Prata, entre os bairros do Ipiranga e Cidade Tiradentes, que ao final da obra terá 18 estações, 25,8 km de vias elevadas; 2) a primeira fase do monotrilho da Linha 17-Ouro, que terá 7,7 km de extensão e fará a ligação estratégica entre o Aeroporto de Congonhas e a Estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda da CPTM.
* Fase 2 da Linha 4-Amarela, com a entrega das futuras estações Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia.

Comentários

Claudia Varella disse…
Ótimo post, Dilze. A despeito dos inúmeros problemas que o metrô de São Paulo possa ainda apresentar (superlotação, falhas etc), é um transporte público digno de nota. Fruto, é claro, de todo o investimento do Governo do Estado nele.
Bom comemorar seus 45 anos. O logotipo comemorativo, então, ficou show!
Beijo.

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa