"Encontros" nas estações do Metrô


Transformar as estações do Metrô de São Paulo em espaços culturais, com atrações gratuitas para a população. Este é o objetivo do projeto Encontros. Shows musicais, cinema, espetáculos de dança, teatro, exposições permanentes e itinerantes, oficinas culturais e muitas outras atrações fazem parte da programação do projeto Encontros, acessível a mais de 4 milhões de pessoas, que circulam diariamente pelo Metrô.
Programação de férias
A programação especial de férias do projeto Encontros apresenta três exposições de fotografias. A da estação Paraíso é uma mostra interativa formada por 18 reproduções ampliadas de fotos tiradas pelos próprios usuários e postadas na rede social Instagram, com o hastag do nome do projeto. A participação foi livre, sendo o único critério exigido o de que as fotos fossem relativas a cidade de São Paulo ou ao Metrô. 
Ainda na Paraíso, mas simultaneamente na Corinthians-Itaquera, a exposição intitulada "Nos passos da dança", apresenta aos usuários dessas estações o universo da dança desde o século 20. Foram fotografados bailarinos profissionais ensinando os principais passos e posições de dança. Além disso há vários painéis de músicas folclóricas brasileiras.
A terceira mostra também está na estação Paraíso, mas também a Artur Alvim. Partindo do gênero paisagem, tanto urbana, quanto rural, a proposta desta exposição é chegar a "In-Paisagens".
O prefixo “in“, neste caso, exerce dupla função de “negação de” e “dentro de”. A imagem parte do gênero paisagem, da observação do horizonte, do espaço amplo, para perder algumas de suas características primeiras tornando-se um ensaio sobre a não-paisagem; porém dentro da mesma, a partir da  mesma.
Histórico
A iniciativa é única no mundo e foi lançada em 2010, quando a Cinemagia venceu, por licitação, o direito a gerir o projeto em 18 estações por dez anos. Estreou na estação a Paraíso, por onde passam mais de 300 mil pessoas por dia, em uma área de 600 m² sobre a plataforma Tucuruvi, que conta com cinema, palco para shows e apresentações, projetor de imagens interativas, totens touch screen com informações e prestação de serviço, espaço infantil Disney, TVs LCD com programação cultural exclusiva e conteúdo da TV Globo.
O projeto Encontros funciona também nas estações Artur Alvim e Corinthians-Itaquera, na Zona Leste. As próximas estações a receberem o Projeto Encontros serão Santa Cecília, São Bento e República.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa