"Meu Museu"

“O que está acontecendo aqui?”, pergunta a arte-educadora Raquel para o grupo diante do quadro O violeiro, do pintor Almeida Júnior. Em seguida, ensina que esse questionamento deve ser feito “sempre que nos depararmos com uma obra de arte”. O método, segundo ela, aguça a imaginação e auxilia a compreensão da peça.


Isto faz parte da mais nova iniciativa no âmbito educacional da Pinacoteca do Estado de São Paulo, o programa Meu Museu. A ação, direcionada exclusivamente para idosos, integra o Núcleo de Ação Educativa (NAE) da instituição e, como o próprio nome diz, busca a inclusão desse público e fazer do local um instrumento de socialização da pessoa idosa.

Todas as atividades são especialmente desenvolvidas para atender às necessidades de quem já passou dos 60 anos. As visitas têm percurso mais curto, com número menor de obras a serem analisadas para evitar o cansaço. Além disso, o roteiro inclui paradas estratégicas para descansar, ir ao banheiro ou tomar remédio.

Se por um lado o trajeto da visita é mais curto, o tempo destinado à discussão e à reflexão a respeito das obras de arte é maior.
O programa atende a grupos de pessoas com diferentes perfis, desde moradores de abrigos, pessoas trazidas por serviços de assistência social e saúde, atendidas por casas de repouso, até veteranos de clubes sociais, grupos religiosos, entidades de defesa dos direitos do idoso. A única exigência é que tenham mais de 60 anos e que estejam organizadas em grupos de no mínimo cinco pessoas.

(Fonte: Agência Imprensa Oficial, Roseane Barreiros)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa