Ciclopassarela na estação Jurubatuba


Na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente (que se comemora no dia 5 de junho), a CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos entrega aos ciclistas um novo acesso à Ciclovia Rio Pinheiros por meio da estação Jurubatuba. Sua abertura ocorreu hoje, às 5h30.
 

Ligando o mezanino da estação à ciclovia, a passarela possui estrutura e guarda-corpo metálicos, corrimão em aço inox, piso em concreto e largura de 2,40 metros livres para os ciclistas levarem suas bicicletas com mais conforto. A extensão do equipamento é de 130 m.

Essa ciclopassarela substitui um acesso provisório em nível que existia na estação Jurubatuba. Assim, a Ciclovia Rio Pinheiros continua com seis acessos: pela av. Miguel Yunes e os demais juntos às estações Jurubatuba, Santo Amaro, Vila Olímpia, Cidade Universitária e a ciclopassarela municipal nas proximidades da ponte Cidade Jardim (Parque do Povo).
 


Ciclovia Rio Pinheiros

A ciclovia Rio Pinheiros, que pertence a CPTM, conta com 21,2 quilômetros de extensão, ao longo da Linha 9-Esmeralda, no trecho que vai da av. Miguel Yunes (entre as estações Jurubatuba e Autódromo) até a estação Villa Lobos - Jaguaré. O acesso é público e gratuito e funciona diariamente, das 5h30 às 18h30, inclusive feriados.

A média de utilização é de 3.800 ciclistas aos domingos, 2.400 aos sábados e cerca de 900 nos demais dias. Atualmente, a média mensal é de aproximadamente 40 mil usuários. Desde a inauguração, em fevereiro de 2010, a via já recebeu cerca de 2 milhões de ciclistas.

A CPTM mantém seis pontos de apoio ao ciclista com banheiro, bebedouro e atendimento, localizados ao longo do percurso: av. Miguel Yunes, Santo Amaro, Vila Olímpia, Cidade Jardim, Cidade Universitária e Villa Lobos - Jaguaré. Além disso, há um estacionamento para carros com 45 vagas, no acesso pela av. Miguel Yunes. Além do controle de acessos, a CPTM mantém equipes de segurança exclusivamente dedicadas à proteção dos ciclistas, com patrulhamento ao longo dos 21,2 Km de ciclovia segregada, por meio do uso de viaturas autorizadas, motocicletas e bicicletas, durante todo o horário de funcionamento.

Podem utilizar a ciclovia somente bicicletas convencionais, com duas rodas e não-motorizadas. A exceção são triciclos especiais utilizados por cadeirantes. Menores de 12 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis.
 
Incentivo ao uso de bicicletas no sistema

A CPTM incentiva o uso de bicicletas, transporte não poluente, ajudando diretamente na diminuição do tráfego de veículos e proporcionando melhoria na qualidade de vida dos cidadãos na Região Metropolitana de São Paulo.

Além de permitir o transporte de bicicletas nos trens, aos sábados, das 14h até o final da operação, e aos domingos e feriados, durante todo período comercial, das 4h até meia-noite, a empresa mantém 27 bicicletários instalados junto às estações, que totalizam 6.814 vagas.

Atualmente, cerca de 20 mil usuários estão cadastrados para utilizar o serviço, em sistema de rodizio, na CPTM. O funcionamento é diário, inclusive nos feriados, de domingo a sexta-feira, das 4h à 0h. Aos sábados das 4h à 1h.
 
 

Bicicletários

São gratuitos e administrados pela CPTM, exceto Santo André (EMTU), Pinheiros (Via 4) e a unidade de Mauá administrada pela associação de ciclistas Ascobike (este cobra mensalidade e/ou diária dos usuários). São eles:

Linha 7-Rubi: Vila Aurora [144 vagas], Caieiras [67] e Franco da Rocha [180].
Linha 8-Diamante: Carapicuíba [145 vagas], Jandira [48], Engº Cardoso [160] e Itapevi [480].
Linha 9-Esmeralda: Osasco [166 vagas], Ceasa [144], Villa Lobos-Jaguaré [233], Cidade Universitária [60], Pinheiros [126], Vila Olímpia [94], Jurubatuba [262], Autódromo [261], Primavera-Interlagos [226] e Grajaú [178].t
Linha 10-Turquesa: Tamanduateí [164 vagas], Santo André [334] e Mauá [1.980].
Linha 11-Coral: Poá [60 vagas].
Linha 12-Safira: USP Leste [270 vagas], Comendador Ermelino [196], Jardim Helena-Vila Mara [256], Itaim Paulista [256], Jardim Romano [240] e Calmon Viana [84].
 
Fonte: CPTM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa