Ligero promete facilitar a vida de quem vive em Sampa

Programa criado por campeão brasileiro de matemática alia diferentes transportes públicos e oferece opções de rotas mais eficientes.



Em meio aos caos da rotina e do trânsito de São Paulo, ter novas alternativas no deslocamento é cada vez mais desejado. E ir de um ponto a outro da metrópole usando apenas o transporte público pode ser uma tarefa complexa. 


Para facilitar a vida de milhões de passageiros chega ao mercado o aplicativo Ligero

Recém-lançado, já é a escolha de muitos usuários que buscam menos espera e incertezas para tomar a melhor decisão de como se chegar a um destino utilizando apenas o transporte público, seja ele metrô, trem ou ônibus.

Enquanto os demais aplicativos calculam rotas, o Ligero traça estratégias de deslocamento: as incertezas de horários e velocidades, que podem aumentar as esperas de uma rota, tornam-se oportunidades de caminhos alternativos, que vão sendo escolhidos durante a viagem. Em apenas quatro segundos, a ferramenta calcula qual o melhor próximo passo, levando em conta todas as possibilidades de continuação da viagem, bem como a espera estimada pela posição real dos ônibus em cada etapa do trajeto.




Segundo o criador do aplicativo, o engenheiro elétrico André Arroyo Ruiz, a estratégia alia as informações disponíveis em tempo real, sobre posição e velocidade dos ônibus, às incertezas e frequência e o horário dos transportes públicos respeitando as instabilidades inerentes de uma metrópole. Outra vantagem é a escolha da prioridade: “Depende do que você está disposto no momento. Num dia de chuva, você pode preferir o trajeto com menos caminhada. Já quando está atrasado, pode aceitar um caminho com mais baldeações em que você está sempre em movimento. E aproveitar o ônibus que passar primeiro costuma ser interessante. Mesmo seguindo a mesma estratégia, cada dia o melhor trajeto pode passar por lugares diferentes”, explica Arroyo.

Foi a partir de uma experiência insatisfatória que o campeão olímpico de matemática desenvolveu o Ligero. Depois de seguir a rota sugerida por um aplicativo então existente e esperar por um longo tempo no ponto de ônibus para voltar para casa após assistir um show no Parque do Ibirapuera, o engenheiro elétrico reconhecido em sua área por solucionar problemas de forma criativa, passou a estudar técnicas de inteligência artificial e, após um mês, desenvolveu um método inovador capaz de calcular, em poucos segundos, o melhor conjunto de rotas para uma cidade grande e complexa como São Paulo.




Outro atrativo do aplicativo é sua leveza. Com interface simples e poucos 
cálculos executados no celular, o consumo de dados e bateria do aparelho é minimizado. Para Arroyo, que já trabalhou em grandes corporações no Canadá, Ucrânia, Argentina, Hungria, Rússia e Bélgica, em uma cidade complexa como São Paulo, o aplicativo ajuda os usuários a tomarem decisões de transporte que não se conseguiria gerenciar e calcular mesmo se estivessem com todas as informações nas mãos.

Desenvolvido inicialmente para a plataforma Android, o aplicativo já integra as informações da SPTrans, Metrô e CPTM na cidade de São Paulo. Negociações estão sendo feitas para que a EMTU e outras cidades da grande São Paulo também disponibilizem informações através do aplicativo. Já estão em andamento também os estudos para atender o Rio de Janeiro e cidades na Europa e Oceania.

Para mais informações, basta acessar a fan page do aplicativo no facebook.


Sobre o criador do Ligero
André Arroyo Ruiz é engenheiro elétrico formado pela Poli-USP, e representou o Brasil em competições internacionais de matemática, tendo obtido medalha de bronze na Olimpíada Internacional de Matemática em 1997 (Argentina) e duas vezes medalha de ouro na Olimpíada Brasil.


Fonte: segs.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa