Minhocão, um presente para Sampa. Presente?

Construído em apenas 11 meses, foi entregue pelo então prefeito biônico Paulo Maluf em 25 janeiro de 1971 como presente de aniversário para a cidade de São Paulo. Presente de grego? Para muitos, sim.
Originalmente havia sido concebido na gestão do prefeito Faria Lima (em meados de 1960). Mas, os estudos revelaram que o impacto urbanístico seria desastroso e muito mais prejudicial do que a falta de alternativas de tráfego, e por isso foi engavetado.


Vista aérea do Minhocão
O oficialmente nominado “Elevado Costa e Silva” – em homenagem ao segundo presidente militar – nasceu inserido num contexto que privilegiava o automóvel e a construção de vias expressas, em consonância com a lógica urbana do século XX. Começa no bairro de Perdizes, na Zona Oeste da cidade, serpenteia entre os bairros da Barra Funda e Higienópolis, passa por cima da Av. Amaral Gurgel e parte da Av. São João, até chegar na Praça Roosevelt, ao lado da igreja da Consolação.

Minhocão sob a Praça Roosevelt
Não há dúvidas de que se houve uma significativa melhora no tráfego de automóveis – pois se tornou um relevante sistema viário da cidade – a sua concepção destruiu uma importante e então exuberante via, a av. São João, deteriorando todo o seu entorno. Não se trata de uma obra de arquitetura, dizem, e sim uma obra de “engenharia bruta”.

Deteriorado, também, tornou-se os baixios do elevado com a desvalorização dos imóveis, com prejuízos ao comércio, sem contar com o impacto provocado pela poluição e ruídos dos veículos, que finalmente afastaram boa parte de antigos moradores.

Assim, tornou-se um dos pontos mais polêmicos do cenário urbano paulistano. Discussões, propostas e tentativas para sua demolição têm sido feitas há tempos. Medidas paliativas para minimizar o impacto negativo nos arredores foram tomadas desde o final dos anos 80, com o fechamento da via à noite e aos domingos. Sem dúvida, essa alternativa reduziu o desconforto dos moradores vizinhos, além de permitir a implantação de uma área de lazer e recreação para a cidade.

Recentemente (11/07/2015), nova medida vem sendo viabilizada. A do fechamento do Minhocão também aos sábados. Mas, nenhuma medida para a sua demolição definitiva foi adotada, nem são de conhecimento público quaisquer medidas alternativas para o fluxo de veículos no eixo leste-oeste. Para o tráfego de veículos nesses horários, a CET – Companhia de Engenharia de Tráfego da municipalidade, propõe alternativas.

Como outras cidades do mundo resolveram problemas semelhantes: High Line, em Nova York... 
High Line, Nova York - antes
High Line, Nova York - depois

... Couleé Verte ou Promenade Plantée, (foto abaixo), em Paris, por exemplo. Embora se trate de duas ferrovias desativadas, que não tiveram que enfrentar problemas com tráfego de autos, uma linha férrea também traz problemas para seu entorno. E isso foi solucionado. 


Mas, há ainda o incrível exemplo do Rio Cheonggyecheon, em Seul, Coréia do Sul, que demoliu o viaduto, deu solução ao tráfego de veículos e recuperou o rio, criando um boulevard para a população. 


Rio Cheonggyecheon - antes e depois
A Prefeitura de São Paulo poderia abrir um concurso internacional para alternativas urbanístico-arquitetônicas, com o respectivo impacto no trânsito. Impossível não haver uma alternativa para esse problema.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa