São João antes do Minhocão

São Paulo, anos 1930-1940. A rua Augusta só se tornaria conhecida décadas mais tarde. O glamour residia em outro endereço: avenida São João.


Poderia até ser chamada de a 5a Avenida brasileira pelo grande número de salas de cinema, boas casas comerciais, belas residências, além de redutos da boemia paulistana, acomodados  nos seus cerca de 1.900 m de extensão ligando o centro da cidade à Barra Funda.

Av. São João, 1951

No final dos anos 1950 foi lançado o edifício Lucena que, segundo o Estadão, tratava-se de “moderníssimos apartamentos em plena Cinelândia”. Indícios de que a São João continuava sendo uma das regiões mais valorizadas da cidade e local de uma vida cultural agitada, atraindo mais e novos moradores para os seus arredores.

Av. São João, 1932 - Por: Antonio Aguillar/Estadão

Nos dias de hoje, a São João é interrompida logo após seu início por um calçadão e pelo Boulevard do Anhangabaú, cruza a polêmica “Cracolândia” e tem seu final obscurecido pelo elevado Costa e Silva. Sim, pelo Minhocão.


Alguns dizem que o glamour de seus dias foram transferidos para outros pontos da cidade, conforme esta foi crescendo e mudando seu perfil como, por exemplo, a rua Augusta e a avenida Paulista.


Na verdade, depois dos versos de “Sampa”, a São João - que no passado foi responsável pelo florescimento de Santa Cecília e Higienópolis, bairros povoados pelos barões do café - sofreu com o crescimento de Cerqueira César e, principalmente, com a construção do Minhocão.

Minhocão, 1970 - Por: Arquivo Estadão

O Estadão noticiou: “Elevado, o triste fim da avenida”, em que relata que mesmo antes da inauguração dessa via notava-se, nas fachadas dos prédios da avenida,  placas anunciando a venda de apartamentos. 

O Minhocão foi inaugurado em 25 de janeiro de 1971, como um presente do prefeito biônico Paulo Maluf, em apenas 11 meses de construção. Mas, esta já é outra história. Acompanhe os próximos capítulos.

Fonte: Estadão


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa