Parque da Integração Zilda Arns - o maior do Brasil

Com 7,5 km de extensão e 224 mil m² de área, o maior parque linear do Brasil e o 10º maior de Sampa, homenageando a Dra. Zilda Arns, foi inaugurado sábado, 16 janeiro.

A idéia do parque surgiu em 1988 quando a comunidade começou a discutir alternativas para aproveitamento da faixa da adutora Rio Claro, em Sapopemba. Em 2000, a Secretaria de Governo e Gestão Estratégica do governo Covas-Alckmin criou o Programa de Ações Integradas, com o objetivo de promover ações que resultassem na melhoria de vida da população e redução da violência. Na região de Sapopemba, fruto dessas ações, foram construídos o hospital, a Casa da Juventude e foi projetado o parque sobre a faixa da adutora.
Mais tarde, em 2004, com Alckmin no governo do Estado, o projeto foi formatado no conceito de parque linear, com ciclovias, caminhos para pedestres, espaços e opções de esporte e lazer, além de tratamento paiságístico levando beleza à localidade.
22 anos depois, sua conclusão foi possível com a parceria, iniciada em 2005 com Serra prefeito, entre Sabesp e Prefeitura, no programa "100 parques para São Paulo". Embora o parque tenha 7,5 km de extensão, a região da adutora Rio Claro possui 77 km, sendo 22 km localizados dentro da cidade de São Paulo.O parque oferece esporte, lazer e cultura, possuindo bicicletários, campos de futebol, quadras poliesportivas, equipamentos para crianças e para idosos, pista de skate e postos para uso da Polícia Militar. É um espaço totalmente aberto, ou seja, sem grades e custou cerca de R$ 22 milhões. Facilitará o deslocamento entre as regiões de Vila Prudente, Sapopemba e São Mateus, beneficiando cerca de 300 mil pessoas.
Na inauguração do parque, o governador José Serra assinou decreto nomeando-o Zilda Arns. Foi a primeira homenagem da cidade à médica sanitarista, pediatra, fundadora da Pastoral da Criança e da Pessoa Idosa, indicada ao Nobel da Paz em 2006.

Zilda Arns, credora de inúmeras homenagens, faleceu no dia 12 passado, vítima do terremoto que arrasou o Haiti.



Fonte: Sabesp.

Comentários

Renato Michelin disse…
Deviam ver como esta hoje. Foi inaugurado e nunca mais ninguém foi lá. Esta abandonado, mato crescendo, sem teto morando, até carro passa pela chamada ciclovia. Um descaso. Político é bom pra falar que fez, mas daí some e não faz mais nada. Podiam pelo menos passar periodicamente pra fazer uma limpeza.
Anônimo disse…
está precisando de uma limpeza e podar o capim ,urgente e arrumar os brinquedo.

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa