"Um Chops, Dois Pastel"

"Orra, meu", não há um só paulistano da gema que não conheça esta expressão, tão característica de nossa cidade. É uma palavra de ordem de boteco, nascida em regiões como Brás, Bixiga, Mooca ou Barra Funda, com forte influência italiana, sonorizada numa voz clássica como a de Adoniran Barbosa. Mas, hoje também presente nas vilas Madalena, Olímpia, feiras-livres dos bairros, etc.
Segundo Alfredo Aquino, nessa expressão "repousa (inconsciente ou não) uma espécie de senha revelada do cosmopolitismo paulistano, antídoto atávico e sofisticado contra o provincianismo que passa bem à distância da grande metrópole. É com essa expressão de auto-ironia e alegre ingenuidade que o paulistano brinca de forma recorrente, com modéstia e ausência de soberba, neutralizando e atribuindo consistência à sua condição de habitante descontraído de uma das cidades mais populosas do mundo e a mais rica e pujante da América Latina."

"Um Chops, Dois Pastel" é o nome da nova programação da Casa da Rosas para todos os domingos deste mês de janeiro, que inclui uma feirinha do lado externo da Casa - com pastel e tudo -, palestras sobre São Paulo, saraus e apresentações musicais no hall.

É uma programação gratuita, para todas as idades e gostos, celebrando o jeito paulistano de viver e que pode ser conferida no sítio da Casa das Rosas.


Serviço:
Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Av. Paulista, 37 (próx. estação Brigadeiro do Metrô)
www.casadasrosas-sp.org.br
Fone: 11 - 3285.6986


Foto: Pierre Yves Refalo


Comentários

Anônimo disse…
Ôrra meu, bem bacana!
Beijos
Flávia Castro e Castro

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa