Os Melhoramentos de São Paulo

A Imprensa Oficial do Estado, sob a batuta de Hubert Alquéres, lança no próximo dia 03 (2ª feira) o livro "Os Melhoramentos de São Paulo", de Francisco Prestes Maia. O lançamento acontece a partir das 19 horas, na Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura (Av. Paulista, 37).

Sobre Prestes Maia

Nascido na cidade paulista de Amparo, acabou se tornando sinônimo de progresso e grande destaque político-administrativo na Capital do Estado. Engenheiro e arquiteto formado pela Escola Politécnica, onde lecionou por 10 anos, foi prefeito de São Paulo por duas vezes: nomeado em 1938 e eleito - numa das maiores votações da história até então - em 1961.

Em seu primeiro mandato - 1938 a 1945 - iniciou um grande plano de urbanização da cidade. É dessa época a continuidade da construção do Estádio Municipal (hoje Pacaembu, que completou 70 anos ontem, 27/04): projetou e construiu importantes avenidas como a Duque de Caxias, Ipiranga, São Luís, Nove de Julho e Anhangabaú; praças como a Roosevelt e a Clóvis Bevilácqua; pontes e viadutos como a das Bandeiras, Santa Ifigência e do Chá; a Biblioteca Mário de Andrade e a Galeria que hoje leva seu nome, no centro da cidade.

No segundo, já em regime democrático, deu continuidade ao seu plano de urbanização: pontes do Piqueri, Cruzeiro do Sul, viaduto Pacheco Chaves, Azevedo, Vergueiro, Paraíso, Aeroporto. Criou uma rede de parques e bibliotecas infantis e pronto socorros na periferia da cidade.

Ambas as gestões foram marcadas pela probidade administrativa, pelo equilíbrio financeiro rigoroso, competência profissional, respeito ao servidor público e excelente relacionamento com a Câmara Municipal.

Suas obras mais conhecidas são o "Plano de Avenidas para a Cidade de São Paulo" (Companhia Melhoramentos, 1930) e "Os Melhoramentos de São Paulo" - cuja primeira edição foi feita em 1945, pela Gráfica Municipal, com cerca de 412 ilustrações, fotos, desenhos, plantas, quadros e gráficos.
Em tempo:
Indico uma visita ao Fotoarq, Blog do arquiteto e fotógrafo Chico Prestes Maia, com fotos e detalhes desta nova edição pela Imprensa Oficial do Estado, apresentada pelo seu diretor presidente, Hubert Alquéres. Chico Prestes Maia teve a gentileza de enviar um rico e preciso comentário a este post. Leia abaixo.
Quem quiser saber mais sobre suas fotos, veja chicopmaia no Flickriver.com

Comentários

Chico Prestes Maia disse…
Olá Dilze, seu blog é muito bom. Percebe-se sua paixão pela cidade.
Para ver imagens da nova edição do Melhoramentos de São Paulo, visite meu blog:
http://www.fotoarq.com.br

Nota:
A praça Roosevelt teve seu projeto e urbanização na gestão de Faria Lima em 1967. O viaduto do Chá é de autoria do arquiteto Elisário Bahiana, vencedor do concurso público de projetos, Foi construído na gestão de Fabio Prado e inaugurado em 1938, no início da gestão de Prestes Maia. Já o viaduto Santa Ifigênia, foi totalmente fabricado na Bélgica e inaugurado em 1913, na gestão Raimundo Duprat.


não são projetos e nem foram executados pela gestão de Prestes Maia. Cada qual tem sua própria história e surgiram em momentos específicos e distintos na evolução urbana da cidade.
Luiza disse…
Olá Chico, tentei entrar no seu blog mas não consegui, poderia me enviar um email para luiza_one@hotmail.com. Sou da Câmara Municipal de São Paulo e fui consultada sobre esse livro e preciso orientar a pessoa em como obtê-lo.
grata
Luiza

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa