Feira de Artes lembra os 100 anos de Villa Pompéia

Neste domingo, 16/05, a Feira de Artes da Villa Pompéia - em sua 23ª edição - celebrará os 100 anos de criação do bairro. Uma programação muito especial foi organizada reunindo músicos, artistas plásticos e artesãos do próprio bairro. Pompéia é conhecida como o berço do rock brasileiro - a Liverpool brasileira.

Sua história começa em 1910 quando o senador Rodolpho Miranda adquiriu terras entre a Água Branca e a Lapa para a construção, por meio de sua Companhia Urbana Predial, de um bairro voltado à classe média. Batizou o local como uma homenagem a sua esposa Aretusa Pompéia.


O bairro foi povoado por italianos, portugueses, húngaros, espanhóis e franceses e cresceu como pólo industrial. Uma dessas indústrias cedeu espaço para onde hoje está instalado o SESC Pompéia - projeto arquitetônico de Lina Bo Bardi.

O bairro tem ainda uma forte vocação cultural, áreas esportivas e de lazer, tais como: estádio e clube Palestra Itália - da Sociedade Esportiva Palmeiras, o Parque da Água Branca, o Clube Paulistinha (R.Caraíbas), cines Astral e Pompéia (R. Cotoxó e R. Tucuna), e famosas festas juninas na R. Xerentes e na Av. Pompéia. Na´década de 1950, os jovens do bairro começaram a fazer história: encontros musicais no armazém da família Kawabe (R.Cotoxó), o primeiro guitarristas e pioneiro do rock pompeano, Bororó, a produção artesanal das guitarras de Cláudio César Dias Baptista (irmão mais velho do Os Mutantes Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, na R. Venâncio Aires, que antes do ingresso de Rita Lee na banda chamava-se O'Seis), o guitarrista Luiz Carlini, o baterista Tibério e grupos como Made in Brazil, Patrulha do Espaço, Cavalo a Vapor e Tutti-Fruti.

Mais tarde surge a Escola de Samba Águias de Ouro (1976) e surge a 1ª edição da Feira de Artes (1988), muito antes de ser oficialmente criado o Centro Cultural Pompéia. Hoje a Feira acontece em seis quarteirões e atrai mais de 100 mil pessoas anualmente, sempre no terceiro domingo do mês de maio, - conforme Calendário Oficial de eventos da cidade.
Serviço:
Dia 16/05 - domingo, das 9h às 19h
No perímetro compreendido entre as ruas Caraíbas, Padre Chico, Ministro Ferreira Alves, Tucuna, Xerentes e Maringá.
Entrada Franca.

Ainda comemorando os 100 anos de Pompéia, a Câmara Municipal de São Paulo realizará no dia 20/05, às 19h15, no SESC Pompéia, organizada em parceria com o Grupo de Trabalho Centenário e o Centro Cultural Pompéia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa