Qual o futuro dos trólebus em Sampa?

O assunto é de tamanha envergadura que a Comissão de Transportes da Câmara Municipal está discutindo e estudando alternativas com representantes da SPTrans e do Consórcio Leste 4 que estiveram naquela Casa na semana passada, ambos interessados na manutenção do sistema por ser não poluente e mais silenciosos do que os ônibus movidos à diesel (que consomem o dobro de energia de um trólebus). A questão é que nenhum representante da Eletropaulo esteve presente ou mandou alguma manifestação sobre o assunto.
Vamos acompanhar para vermos que desfecho terá essa história.
Sobre Trólebus

Na década de 80, um programa nacional de investimentos possibilitou a ampliação do sistema de trólebus. Aqui na Capital, no Corredor Metropolitano São Mateus - Jabaquara (da EMTU - Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos). No mesmo período foram adquiridos novos carros, reformados os antigos, ampliada a rede estrutural elétrica e a rede de vias pavimentadas.
Embora nos anos 90 tenha havido grande desisteresse por parte do empresariado do setor para investimento no sistema no país, a privatização da CMTC em 1993 possibilitou um novo fôlego, pois houve renovação e manutenção da frota entre 1994 e 1998.
No entanto, na gestão da prefeita Marta Suplicy os trólebus foram quase extintos, pois sua política de transporte público provocou a retirada de 300 veículos de circulação e a remoção de cerca de 40% da rede (fiação) aérea. Os empresários vencedores da licitação de transporte coletivo realizada na época não demonstraram nenhum interesse em investir no setor - e nenhuma postura pública os obrigou a isso.
Algumas vantagens desse tipo de veículo: é silencioso, não polui o meio ambiente (não produz fumaça) e é mais confortável para passageiros e motorista. Como desvantagens, podem ser apontadas: a fiação aérea da qual o trólebus depende para ser movido degrada o ambiente e não poder realizar ultrapassagem de outros trólebus.

Segundo o Comitê de Trólebus da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP): "é justamente nesses corredores que os trólebus oferecem grandes vantagens. São mais velozes, proporcionam maior conforte, não poluem o entorno e são extremamente silenciosos, pois emitem som abaixo do ruído de fundo das vias de tráfego" (in Fundação Perseu Abramo).
Fotos: Ailton Florencia e Sergio Martine
Comentários
Outros corredores de ônibus na cidade podem até nem ser tão perfeitos para os trolebus como o Expresso Tiradentes, mas poderiam perfeitamente operar com tração elétrica, reduzindo a poluição do ar e o barulho na cidade.