Abrace a Guarapiranga

No próximo domingo, 29, a partir das 9 horas, a represa receberá a sexta edição do "Abraço Guarapiranga", uma iniciativa da Rede de Olho nos Mananciais em parceria com ambientalistas, organizações sociais, organizações não governamentais e poder público.

O evento é um alerta para o comprometimento ambiental da água e das margens da represa ocasionado pelo avanço imobiliário e pelo crescimento populacional da Cidade. Será, ainda, uma oportunidade para a Cidade conhecer as ações e projetos de recuperação da represa desenvolvidos pelo setor público, tais como três parques municipais em funcionamento e um outro em fase final de obras, desapropriação de imóveis particulares junto à represa, construção de ciclovia, substituição de muros por gradis para revelar a paisagem.


O Governo do Estado fez parceria com a Prefeitura de São Paulo, para ações de recuperação das represas (Guarapiranga, Billings, na Zona Sul e Cantareira, na Zona Norte) por meio da Operação Defesa das Águas. Lançada há 4 anos a Operação trouxe resultados significativos tais como: recuperação e preservação das margens, impedimento de novas invasões de área e de mais de 5 mil construções irregulares, fiscalização de 63 milhões de metros quadrados pelas Polícias Militar, Civil e Ambiental (foi instalada, na Zona Sul, uma Delegacia Especializada em Crimes Ambientais). Além disso, houve a retirada de toneladas de resíduos e o trabalho de despoluição de rios no entorno da represa.


O abraço simbólico se dará ao meio-dia, com atividades relacionadas à preservação do manancial, em três pontos estratégicos:


- Jardim Ângela: Parque Ecológico Guarapiranga - Estrada da Riviera, 3.286

- Parque da Barragem: Av. Atlântica, altura do nº 1.200, esquina com a Av. João de Barros

- Solo Sagrado: Estrada do Jaceguay, 6.567 - Parelheiros


Certo que muito ainda há que ser feito.

Mas, iniciativas como essa da sociedade, às vésperas do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de Junho), chamam a atenção de todos e contribuem para que o trabalho do poder público apresente melhores resultados.


Fotos de edições anteriores do Abraço (internet)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa