"Entre Rios"

"As Margens do Progresso: São Paulo e seus rios" (acesse aqui) é um "espaço virtual" com o objetivo de discutir audiovisual e meio ambiente, e pretende ser uma ferramenta de discussão de seus organizadores e colaboradores com a sociedade, sobre o tema referência.

Eles mostram São Paulo como uma cidade que nasceu "entre rios", mas que, com o passar dos anos, os mesmos rios que propiciaram o seu nascimento se tornaram um entrave para o seu desenvolvimento, visto que o espaço público foi dominado por uma tendência "urbanista rodoviarista".

"São Paulo não pode parar".
Por conta desse mote, poluímos e matamos nossos rios. Deixamos prevalecer o privado sobre o público. E, pelo que temos visto nos últimos 100 anos, as políticas públicas continuam abrindo mais e mais estradas, mantendo-nos reféns do transporte individual e estreitando mais e mais o espaço público coletivo.

O vídeo "Entre Rios", abaixo, é resultado de trabalho de conclusão de curso bacharelado de Audiovisual, do Senac. Excelente, profundo, coloca pontos para reflexão.


Assista e compartilhe sua opinião.



ENTRE RIOS from Santa Madeira on Vimeo.

Comentários

Unknown disse…
Todo paulistano e todo interessado em entender os problemas urbanos deveria assistir. Muito bom!

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa