Memorial da América Latina acessível a todos

Quem entrar no Memorial da América Latina por um dos seis portões que dão acesso ao público vai dar de cara com mapa em alto-relevo, feito de plástico resistente às interpéries, que mostra os prédios e todo o interior da grande obra de Niemeyer e palavras escritas em braile. É o mapa tátil, feito especialmente para guiar pessoas com deficiência visual, inaugurado este mês e outras melhorias que vão ajudar também cadeirantes ou visitantes que se movimentam com dificuldade pelos 84 mil metros quadrados do Memorial. Em cada um dos mapas tridimensionais a pessoa que não enxerga lê em braile: "Você está aqui". É o único mapa tátil no Estado de São Paulo instalado em ambiente externo.



Outra obra que foi inaugurada dentro do programa de acessibilidade do Memorial doi o elevador externo e panorâmico, que atende do térreo ao segundo andar do prédio administrativo. Ele tem espaço suficiente para cadeira de rodas e conta com numeração dos andares em braile. Os banheiros também foram adaptados, há cadeira no auditório para pessoas obesas e canhotas, além do piso tátil com mais de 1,6 mil metros de comprimento, parecendo uma enorme trilha ligando as entradas aos prédios principais e ao restaurante.

Em uma das entradas, onde há uma passagem subterrânea e escadarias, foram instaladas duas plataformas inclinadas (subida e descida) para cadeirantes ou pessoas com dificuldades de locomoção. São duas poltronas eletrificadas que se movimentam ao longo do corrimão das escadas, em ambas as direções.

Em questões de acessibilidade, o Memorial agora é nota 10.


(Extraído de publicação do DOE, 22/julho, de Otávio Nunes, da Agência Imprensa Oficial)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa