O possível fim da Praça das Flores, na Mooca

A Praça Alfredo Di Cunto, mais conhecida como Praça das Flores parece estar com seus dias contados. Como veiculado no site Brasil247, "o mesmo Gilberto Kassab que promete uma praça em Congonhas aos parentes da vítimas do acidente da TAM, em 2007 - uma promessa já feita logo após a tragédia -, é também o prefeito que tem tudo pronto para desapropriar a praça Alfredo Di Cunto, na Mooca, onde existe um viveiro de árvores e uma escola de jardinagem".
Triste destino de uma das 20 áreas escolhidas pela Prefeitura para serem entregues à indústria imobiliária e que sediou a primeira horta comunitária da cidade de São Paulo, nos idos de 2003-2004.

O ex-Subprefeito da Mooca, Eduardo Odloak, é um dos principais defensores da manutenção desse espaço para a comunidade. Segundo ele, "o Poder Municipal deveria buscar alternativas para atender esse objetivo (a suposta utilização do dinheiro da venda na construção de creches, n.e.) sem se desfazer de obras públicas.

No caso da Mooca, uma zona árida e ilha de calor, é preciso se trocar parte do concreto cinza pelo verde das árvores e o colorido das flores". Note que no verão, a região chega a apresentar até dois graus acima do que é marcado nos termômetros do resto da cidade. Essa posição é partilhada com a Associação Amoamooca, pois o bairro possue poucas opções de lazer.

Desde o início do ano a área é utilizada como uma escola-estufa, com aulas práticas de agricultura, plantio e jardinagem, frequentada por famílias e por idosos do bairro. O viveiro lá existente é responsável pelo fornecimento de mudas e plantas de cerca de 80 espécies para praças da região, o que contribuiu para que a área fosse conhecida como Praça das Flores.

No último final de semana, quase uma centena de moradores realizaram um abraço simbólico na área, apelando para que o Prefeito deixe os 6 mil metros quadrados à disposição da população paulistana.



Há outro espaço na Mooca que também está na relação de áreas a serem vendidas a partir de setembro e que é utilizada como depósito da Subprefeitura para o descarte de sucatas. Representantes da Associação Amoamooca entendem que essa segunda área deveria ser destinada para a construção de um centro cultural e de uma praça. A Mooca já é um bairro bastante povoado e não precisa ter mais prédios e sim, mais áreas verdes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa