"RUAS DIGIT@IS": estudantes de jornalismo dando voz à população de rua


É isso mesmo!
Tudo começou com dois estudantes da FIAM FAAM/FMU - Guilherme Giuntini e Leandro Gomes -, que orientados pelo jornalista e professor Cláudio Júlio Tognoli, formataram o Projeto Ruas Digitais como seu TCC - Trabalho de Conclusão do Curso de Jornalismo há 4 meses atrás e nem imaginaram a repercussão que ele iria ter. O Ruas Digitais foi lançado oficialmente no dia 18 do mês passado, na Câmara Municipal de SP.
A idéia do projeto é permitir a inclusão digital do morador em situação de rua na mídia (internet), de forma que ele próprio faça a notícia ou dê sua interpretação dos fatos, denúncias, anúncios de emprego ou até mesmo avisos de desaparecimentos, sem qualquer intervenção editorial, nem mesmo para correção ortográfica (para que não se perca a originalidade). Nesse pouco espaço de tempo de existência, uma pessoa desaparecida foi localizada com a ajuda do sítio.
Como dito por seus criadors, trata-se de um "site/blog" que procura "conscientizar a sociedade sobre a importância dos moradores de rua e mostrar que por trás dessas pessoas existem boas histórias a serem contadas e que não fazem parte de nosso cotidiano".

Os idealizadores Guilherme e Leandro auxiliam o usuário a utilizar o sítio e o blog, além de incluí-los no Twitter. Contam com o apoio do Acessa SP para infra-estrutura e espaço de trabalho, se encontrando todas as 2ª e 4ª feiras, das 16h às 17h, no posto localizado no Metrô São Bento. Por lá já passaram cerca de 70 pessoas.

O morador de rua Robson Mendonça coordena do projeto. "Vendo o Robson coordenando os outros moradores de rua de São Paulo, sinto que minha missão de inclusão digital foi cumprida. É algo que posso dizer que é lindo!", diz Guilherme.
E, completa: "eu ainda tenho o objetivo de ter um site e criar uma rede que envolva todos os projetos sociais para moradores de rua, sejam eles adultos ou crianças. E, também, criar um núcleo de informações no site http://ruasdigitais.ning.com/".
No dia 21 de dezembro o Jornal O Estado de SP publicará uma matéria sobre o Redes Digitais, no Caderno Link e no dia 23, os agora formados jornalistas apresentarão o projeto ao presidente da República.

Sobre os projetistas do Ruas Digitais:
Guilherme Giuntini - jornalista, 23 anos, atualmente é freelancer, fanático pelo Estado de São Paulo.
Leandro Gomes - jornalista, 22 anos, assessor de imprensa do sítio Viva o Centro. É paulistano e músico.
Foto: Rafael Martinss

Comentários

Anônimo disse…
Olá pessoas

Primeiramente desejo a todos um feliz natal e um ótimo 2010. Agradeço pela postagem da matéria sobre meu projeto de inclusão digital. Um Trabalho que foi bem difícil realizar, más, uma hora todos conseguimos realizar quando se é persistente.

Agradeço Dilze,
Abração..
Anônimo disse…
Guilhermme, parabens acho sua iniciativa muito legal... conte com a gente!
Abs
Passando para agradecer a divulgação do www.ruasdigitais.com.br pelo Coisas de Sampa!
Nos vemos no ciberespaço!

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa