Estradas de Ferro Paulistas: CPTM - 23 anos
A
Companhia Paulista de Trens Metropolitanos nasceu em 28 de maio de 1992,
substituindo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU na operação dos
trens da Região Metropolitana de São Paulo e a Malha Paulista operada pela
Ferrovia Paulista S/A – FEPASA (recém desestatizada), com o objetivo de
assegurar a continuidade e a melhoria dos serviços.
Como era a CPTM
Na
época de sua criação, era comum vermos nos noticiários ou mesmo passado ao lado
das linhas, os chamados “surfistas” e “pingentes” de trem”. E mais comum, ainda, observarmos
usuários pulando nas vias, vagões rodando com as portas abertas e completamente
depredadas. Os intervalos de trens nos horários de pico chegavam a 20 minutos.
A frota de trens herdada encontrava-se deteriorada.
A CPTM passa a operar efetivamente as atuais
Linhas 7, 10, 11 e 12, em abril de 1994. Transportava-se, nessa época, cerca de 900 mil usuários/dia. Esse quadro deu origem ao Primeiro Programa de
Modernização das Composições, envolvendo mais de 500 carros.
Em 1996, a CPTM assumiu também as linhas da
FEPASA (atuais Linhas 8 e 9) e, em 1998,
teve início as obras de dinamização da Linha C (atual Linha 9), com o Projeto
Sul de Trens Metropolitanos.
Início das mudanças
Dois anos depois, em 1998, começaram a operar 48 trens (três carros) totalmente reformados, vindos da Espanha, inicialmente na Linha E (hoje Linha 11) e depois nas Linhas C e D (atuais 9 e 10).
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Foto: Blog CPTM em Foco |
O ano 2.000 é marcado com o início da operação do Expresso Leste, com novos trens equipados com ar-condicionado, bancos anatômicos e música ambiente.
Foram entregues à população paulistana da
Zona Leste quatro novas e modernas estações na Zona Leste e seis
estações na Zona Sul: Corinthians-Itaquera, Dom Bosco, José Bonifácio e
Guaianases; e no Projeto Sul: Socorro, Granja Julieta, Hebraica-Rebouças,
Berrini, Morumbi, Cidade Jardim na Linha C (atual Linha 9).
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Expresso Leste |
Em 2001, implantou-se o Projeto Integração Centro abrangendo as estações Brás. Luz e barra Funda, num trecho de 7 km, facilitando o acesso ao eixo central da cidade. A média/dia de usuários transportados era de 1 milhão de pessoas.
O Projeto Sul continua e nessa nova fase realizaram-se melhorias ao longo dos 24 km da Linha C (Linha 9) e entrou em operação da nova estação Vila Olímpia. Teve início a operação da Linha 5 – Lilás do Metrô, que foi construída pela CPTM, com 9,4 km de extensão (7km deles em vias elevadas, 800 m de vias subterrâneas e 1,6 km de vias de superfície).
O Expresso Leste, em 2003, que chegava apenas
até o terminal Brás, passou a circular até a Luz. E foi implantado um sistema
de monitoramento com 802 câmeras nas 83 estações, ajudando a auxiliar a redução
de ocorrências e a solução de casos policiais.
O ano de 2004 trouxe para Sampa a Integração
na Luz,
gratuita, beneficiando os usuários do Metrô e da CPTM e a modernização das
estações Osasco, Presidente Altino e Jurubatuba.
2005 foi marcado:
- pela implantação do Bilhete Único, em parceria com o Município de São Paulo, começando pelas Linhas 9 da CPTM e 2-Verde do Metrô;
- pelo início da construção das estações
Jardim Helena, Jardim Romano e USP Leste (Linha F, atual 12), Autódromo,
Interlagos e Grajaú (Linha C, atual 9);
- pela informatização das 83 estações e
inauguração do novo Centro de Controle Operacional – CCO, na estação Brás, que
unificou o controle das seis linhas operadas pela companhia.
A CPTM, em 2007, alcança a marca de 1,6
milhão de passageiros/dia, o dobro da média de 1999. O intervalo
de trens diminui nos horários de pico para seis minutos, nas Linhas 9 e 11.
Inicia-se a adoção do serviço de Bicicletários, com a
revitalização dos espaços já existentes e construção de novas áreas e o projeto
Ciclista Cidadão, permitindo o acesso de bicicletas nos trens aos finais de
semana e feriados.
Em 2008, as linhas da CPTM passaram a operar
com novos nomes, por decisão do Governo do Estado para a rede metroferroviária.
Assim, a Linha A virou Linha 7 Rubi; a Linha B passou a ser Linha 8 Diamante, a
Linha C se tornou Linha 9 Esmeralda; a Linha D virou Linha 10 Turquesa, a Linha
E passou a ser chamada Linha 11 Coral; e a Linha F se tornou Linha 12 Safira.
Ainda em 2008, foram inauguradas as estações USP-Leste, Comendador Ermelino, Jardim Romano (Linha 12 – Safira), Primavera-Interlagos e Grajaú (Linha 9), com acessibilidade irrestrita, bicicletários, banheiros exclusivos e sistema automático de mensagens ao público. As estações Autódromo e Jurubatuba (Linha 9) foram as primeiras a receberem assentos preferenciais exclusivos para pessoas obesas (em atendimento a lei estadual).
De lá para cá, muitos outros benefícios foram incorporados à rede como o recebimento de novos trens; reconstrução de diversas estações ( CEASA, Villa-Lobos-Jaguaré, Cidade Universitária (Linha 9), Itapevi, Engenheiro Cardoso (Linha 8), Calmon Viana (Linha 12) e Tamanduateí (Linha 10). Obras em andamento nas estações Franco da Rocha, Francisco Morato (Linha 7), Barueri, Carapicuíba, Jandira (Linha 8), São Miguel Paulista (Linha 12), Ferraz de Vasconcelos e Suzano (Linha11).
E mais, a implantação de ciclovias ao longo dos trilhos (exemplo: Rio Pinheiros, para ser entregue à população a ciclovia Jurubatuba); implantação do Expresso Turístico para Paranapiacaba nos finais de semana, a operação especial para o Autódromo Interlagos nos períodos de GP Brasil de Fórmula 1, operação especial ao estádio do Corinthians em jogos realizados a noite, operação especial para o Loolapalooza (Trem do Rock), etc.
Em 11 de novembro de 2011, novo recorde operacional foi atingido com o transporte de 2.686.220 passageiros. De lá para cá, destacam-se: 31 novos trens, reconstrução das estações Barueri e Carapicuiba; novas subestações de energia; novas passarelas para facilitar acessos; implementação do Programa Obra Limpa, que busca a sustentabilidade e responsabilidade na Gestão Ambiental de obras; monitoramento de obras através do sistema de captação de imagens em tempo para monitoramento; recebimento de novas máquinas, com tecnologia de ponta, para execução de manutenção em via permanente e da rede aérea, possibilitando melhoria no desempenho da manutenção e ganho de qualidade nos serviços executados.
Foi, ainda, lançado o cartão BOM (Bilhete do
Ônibus Metropolitano); realizado convênio de integração tarifária entre a CPTM
e a Prefeitura Municipal de Jandira. Iniciaram-se a reconstrução de diversas
estações (exemplo: Vila Aurora e São Miguel) e outras que se encontram em
andamento, como Ferraz de Vasconcelos, Suzano e mais outras oito em diversas
Linhas.
Nos 24 bicicletários instalados nas estações da Companhia, atingiu-se a marca de 6.400 vagas. Trinta e oito estações da rede foram adequadas a acessibilidade – processo ainda em andamento para atingir toda a rede. E foram instaladas 1.203 lixeiras para coleta seletiva nas 90 estações.
O transporte sobre trilhos em São Paulo ainda precisa melhorar mais para acompanhar o crescimento desta cidade. No entanto, nesses 23 anos de sua existência muito foi feito. Dos pingentes ao transporte com ar-condicionado, portas fechadas, trens limpos e seguros, é inegável a melhoria de qualidade.
Comentários
Mandei sua manifestação para a CPTM. A Ouvidoria da empresa esclareceu que não há vagão específico para idosos e sim, prioridade de embarque para eles. Infelizmente, nem todos os cidadãos respeitam os direitos que foram duramente adquiridos pelo idoso, pelas pessoas com mobilidade reduzida, mulheres grávidas ou com crianças de colo, etc. Segue a resposta da CPTM:
"EM RELAÇÃO À MANIFESTAÇÃO REGISTRADA, A CPTM ESCLARECE QUE DURANTE OS HORÁRIOS DE PICO DA MANHÃ E DA TARDE REALIZA, NAS ESTAÇÕES DE MAIOR MOVIMENTO, UMA OPERAÇÃO CHAMADA "EMBARQUE PREFERENCIAL". A AÇÃO CONSISTE NO ISOLAMENTO DAS PLATAFORMAS NA REGIÃO DO PRIMEIRO CARRO PARA QUE O ACESSO A ESSA ÁREA SEJA RESTRITO A IDOSOS, GESTANTES, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, COM CRIANÇAS E SEUS ACOMPANHANTES. CABE ESCLARECER QUE APÓS O EMBARQUE DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, O ACESSO TAMBÉM É LIBERADO PARA OS DEMAIS USUÁRIOS, POIS O PROCEDIMENTO VISA PROPORCIONAR UM EMBARQUE MAIS CONFORTÁVEL E SEGURO E NÃO A EXCLUSIVIDADE DO CARRO, MESMO PORQUE ALGUNS MODELOS DE TRENS SÃO ABERTOS, PERMITINDO O TRÂNSITO INTERNO.
ASSIM, ESCLARECEMOS QUE NÃO HÁ UM CARRO EXCLUSIVO PARA IDOSOS, MAS UMA OPERAÇÃO PARA TORNAR O EMBARQUE MAIS SEGURO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDA. RESSALTAMOS AINDA QUE MEDIANTE NECESSIDADE DE AUXÍLIO PARA EMBARCAR OS USUÁRIOS PODEM ACIONAR OS EMPREGADOS DAS ESTAÇÕES."
ATENCIOSAMENTE,
OUVIDORIA DA
COMPANHIA PAULISTA DE TRENS METROPOLITANOS
RUA BOA VISTA 162 5º ANDAR
01014 001 SÃO PAULO SP
TEL: 11 3117-7094 / FAX: 11 3117-7448
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