"Rastro Urbano", de James Concagh, em Sampa

 

O artista irlandês James Concagh, reconhecido internacionalmente por sua arte abstrata retratando cenários das grandes metrópoles, fará um mural de 20 x 2,5 metros na Estação Dom Bosco, na Linha 11-Coral. A obra será realizada em comemoração aos 23 anos da CPTM e aos 15 anos do Expresso Leste, que vai da estação da Luz até Guaianases.

Intitulada "Rastro Urbano", a obra - que teve início no último dia 9 de maio - será realizada durante três finais de semana. A inauguração está prevista para o dia 27 de maio, data do aniversário do Expresso Leste, e contará com a presença do Cônsul-Geral da Irlanda em São Paulo, Sharon Lennon.
 
A ideia dessa obra veio do escultor norte-americano David Smith que, em 1962, utilizou funcionários de uma antiga fábrica italiana para realizar uma obra no festival de artes daquele ano.
 
James retrata as questões urbanas - como poluição, trânsito e ritmo frenético - utilizando, principalmente, vários tipos de cimento e cal. O objetivo é criar diferentes tons de cinza - a cor de uma grande cidade -, com texturas e formas para mostrar uma São Paulo em movimento.

Para o mural da Estação Dom Bosco, o artista usará 100 kg de cimento, 50 kg de argamassa, 20 kg de areia, 10 pincéis, entre outros materiais. O artista conta, ainda, com o auxílio de seis funcionários da CPTM. 
Antes de iniciar a obra, James conta que andou de trem várias vezes para buscar inspiração:
 
- "Eu me surpreendi com os grafites nas estações, pois eles representam a linguagem da cidade. Espero fazer o usuário entender que a cidade pode ser fixa, porém a gente se movimenta em volta dela assim como uma viagem de trem."

Sobre o artista
Quando embarcou para o Brasil há 20 anos, James Concagh já tinha realizado exposições na Irlanda. Em terras brasileiras, ele encontrou nova fonte de inspiração. Entre as suas últimas exposições estão:

- "Dentro de uma Estreita Paisagem" (foto abaixo) no Museu Brasileiro da Escultura em 2013. Na ocasião, James exibiu 22 trabalhos: 5 obeliscos e 17 obras de técnica mista sobre tela de algodão e ráfia. O projeto, de cunho sustentável, reaproveitou materiais como ráfia e sacos de entulho para criar e estruturar suas obras.

- "Memórias da Resistência I e II" nas estações Luz e Brás da CPTM em 2010. A série, que reuniu 26 obras, foi inspirada em situações de guerra.

Atualmente, cinco obras suas estão em exposição permanente no Centro Brasileiro Britânico.

Serviço: Elaboração do Mural do artista James Concagh
Local: Estação Dom Bosco, Linha 11-Coral
Endereço: R. Sabaddo D'Angelo, 1024 - Itaquera
Datas e horários: dias 09, 10, 16, 17, 23 e 24/05. Sábados das 9h às 15h e domingos das 10h às 15h.
 
Fonte: CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa