Maio Fotografia no MIS 2015

Maio Fotografia no MIS chega a sua 4a edição e ocupa, pelo quarto ano consecutivo, todos os espaços do Museu, com uma programação que engloba quatro exposições principais, além de duas mostras, uma instalação, encontros, debates e exibição de filmes. 
* O Mundo Revelado de Vivian Maier - que desvenda parte da obra dessa fotógrafa norte-americana recém-descoberta, que impressiona pelo olhar peculiar que imprimiu às cidades que retratou – em especial Chicago, onde passou grande parte de sua reservada vida como babá – e pela quase obsessão de retratar-se a si mesma.
Ainda sobre Vivian Maier, o MIS traz, em parceria com a FCB Brasil, A propaganda no tempo de Vivian Maier que reúne cerca de sessenta anúncios e filmes comerciais de mais de vinte agências globais e locais em uma instalação interativa criada especialmente para o Espaço Redondo do Museu.
* Perto do rio tenho sete anos -  a série apresenta 45 fotografias em grande formato produzidas pelo fotógrafo André Gardenberg no centro-oeste brasileiro e em paisagens como o Jardim Botânico e Itaipava, no Rio de Janeiro. Fotos que foram inspiradas no universo de Manoel de Barros, cujos poemas ganham vida na exposição, por meio da voz do ator Pedro Paulo Rangel.
Rastros 1 - de Roberto Frankenberg, fotógrafo brasileiro de origem judia, que faz um resgate da história de seus antepassados assassinados durante o Holocausto, através de imagens desoladoras que buscam captar uma memória fugidia a partir de traços sublimes. As trinta fotografias que compõem a exposição foram realizadas em inúmeras viagens por campos de concentração como Sobibor, Auschwitz-Birkenau, Majdanek e Treblinka, “onde as cinzas e o sangue se misturaram com a terra”.
Lambe-Lambe – os fotógrafos de rua na São Paulo dos anos 70 - homenageando os 45 anos da criação do MIS, a exposição resgata uma das primeiras coleções de seu Acervo. A coleção, elaborada por dois estudantes, é composta pela documentação dos fotógrafos de rua em atividade no início da década de 1970. Ela registra um ofício, naquela época, em vias de extinção e que hoje faz parte da memória de São Paulo.
Formas Urbanas - de Igor Garbin, são vinte imagens em preto e branco que retratam a cidade de São Paulo por ângulos inusitados. De acordo com o artista, a metrópole é vista por meio de grafismos formados por elementos da própria cidade, como fios elétricos, postes e árvores. 
mObgraphia nasceu com o intuito de desenvolver o olhar fotográfico e artístico em imagens produzidas e editadas em aplicativos móveis. A exposição apresenta o resultado do segundo Prêmio Nacional mObgraphia, que é dividido em sete categorias: Retrato, Street, Preto e Branco, Paisagem, Artes visuais, Ensaio e Fotojornalismo/Documental. O resultado, 33 imagens selecionadas pelo júri - sendo três vencedores por categoria - pode ser conferido no Foyer do LABMIS, entre os dias 21 de abril e 24 de maio. 
Serviço:
MIS - Museu da Imagem e do Som
Av. Europa, 158 - Jd. Europa - São Paulo/SP
exposição / fotografia - 21abr a 14jun2015
terças a sábado, das 12h às 21h; domingos e feriados, das 11h às 20h
Exposições | R$ 6 e R$ 3 (meia)
Às terças o ingresso para as exposições é gratuito
Mais informações, clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa