101 anos da Imigração Japonesa


Em 18 de junho de 1908, o vapor Kasato Maru aportou em Santos, transportando quase 800 imigrantes japoneses para trabalharem como lavradores nas fazendas de café. Na cidade de São Paulo os japoneses exerceram funções de copeiros, jardineiros, motoristas particulares, alfaiates, tintureiros, dentistas e fotógrafos.

O auge da imigração japonesa se deu nos anos 30. Até o início da Segunda Guerra, perto de 190 mil imigrantes deram entrada no Brasil e hoje estima-se que a colônia japonesa totalize cerca de 1,2 milhões de pessoas. A maior parte vive hoje no bairro da Liberdade, Aclimação e Jardim da Saúde, mas são encontrados em alguns bairros distantes do centro, como na Vila Carrão, na Zona Leste.

Mas a Liberdade é o verdadeiro bairro oriental da cidade com seus restaurantes, mercearias, lojas de roupas típicas, de eletrônicos, de peças exclusivas da cultura japonesa, de casas de terapias orientais - massagens, acupuntura -, de escolas de lutas marciais, de templos budistas, de livrarias especializadas em mangás e de jardins japoneses, só prá falar de um pedacinho daquele universo.

Quem nunca foi à "Feirinha da Liberdade" não sabe o que está perdendo. Mais de 200 barracas dos mais variados produtos, comidas, plantas e peixes. Funciona desde 1975, nos finais de semana, na Praça da Liberdade.
No dia 18, às 19h, a Imprensa Oficial lança o livro Kasato-Maru: uma viagem pela história da imigração japonesa, de autoria de Célia Sakurai e Jeffrey Lesser, no Bunkyo - Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa (R.São Joaquim, 381 - Liberdade).
Vale a pena conferir!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa