Rede de Comércio Solidário da Cidade

Foi aprovado na Câmara Municipal nesta 5ª feira, 25/06, o projeto que institui o Programa de Incentivo à Rede de Comércio Solidário da Cidade de São Paulo, de autoria do vereador Floriano Pesaro.

A iniciativa foi embasada no Programa “Roda da Cidadania” que teve seu início com a instalação da Loja Social (na Rua Libero Badaró nº 561, Centro) em 2003, inaugurado em 2004 e oficializado por decreto em 2008, com o propósito de identificar as experiências exitosas de inclusão social, geração de renda e empreendedorismo existentes nas diferentes regiões da cidade.

Nessa época, Floriano era o Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo.

Contando com a participação de organizações sociais que compartilham suas melhores práticas na área de empreendedorismo, geração de renda e comércio solidário, potencializou as oficinas de trabalho e os produtos artesanais para comercialização.

Isto porque o artesanato hoje é considerado um instrumento de melhoria e distribuição de renda de comunidades pobres, promovendo a ocupação e a geração de renda para mais de 8,5 milhões de pessoas, e movimentando aproximadamente R$ 28 bilhões/ano.

O projeto se inspirou nos ensinamentos do economista laureado com o Prêmio Nobel da Paz em 2006, Muhamad Yunus, de que as pessoas consideradas pobres têm habilidades profissionais não utilizadas ou subutilizadas. Tenho convicção de que, quando sancionado pelo prefeito, este projeto passará a integrar definitivamente a agenda de políticas públicas municipais de geração de renda e combate à pobreza. Este programa poderá atuar conjuntamente com outros programas de inclusão social e geração de renda do município, tais como o microcrédito”, ressaltou o vereador.

Veja a íntegra do Programa no site: http://www.florianopesaro.com.br/.

Comentários

Anônimo disse…
Dilze
parabéns pelo novo olhar sobre a nossa Sampa.

Odair Soares

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa