Conheça a Brasiliana USP

Recebi este post do meu amigo René Gonçalves Barreto e achei tão interessante que reproduzi na íntegra o texto veiculado no sítio da USP.
Aproveite a leitura!
A BRASILIANA USP é um projeto da Reitoria da Universidade de São Paulo que permitirá o acesso para a pesquisa e para o ensino a maior Brasiliana (coleção de livros e documentos de e sobre o Brasil) custodiada por uma universidade em escala mundial, tornando-a disponível na rede mundial de computadores (internet).

Sob a coordenação do prof. István Jancsó, o projeto BRASILIANA USP implica, portanto, a permanente interface entre as atividades fins da USP - formação de quadros, pesquisa e divulgação de resultados – articulados por um vetor estratégico de alcance nacional.
A BRASILIANA USP está construindo um moderno edifício de 20.000 m2, no coração da Cidade Universitária em São Paulo. O projeto de arquitetura foi desenvolvido pelos escritórios Eduardo de Almeida e Rodrigo Mindlin Loeb, com a assessoria da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Tomou-se como paradigma as mais conceituadas bibliotecas americanas, tais como a Beineke Library da Universidade de Yale, a Morgan Library, a New York Public Library e a Library of Congress, bem como a Biblioteca Nacional de Paris.

Além de abrigar os acervos do IEB e da BBM - garantido as melhores condições de acesso aos seus usuários - e suas atividades regulares de pesquisa, ensino e extensão, o novo edifício será a sede das atividades acadêmicas e culturais do Projeto BRASILIANA USP.

Sob a responsabilidade da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, órgão da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, o projeto acadêmico da BRASILIANA USP será a base da Brasiliana Digital (oferta digital do acervo Mindlin e outros acervos da USP), do Centro Guita Mindlin (centro de conservação e restauro do livro e do papel) e do Centro de Estudos do Livro (dedicado à história e estudo da imprensa, do livro e das práticas da leitura).

Será instalada entre os prédios da Reitoria e da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, no coração da Cidade Universitária em São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa