Trilhas Urbanas no Parque da Luz

A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente lançou, em 2007, o Programa Trilhas Urbanas, inaugurado no Parque da Luz, oferecendo uma oportunidade aos paulistanos de conhecer e interagir com importantes espaços públicos da cidade. Assim, além de aproveitar os parques para passear ou contemplar a natureza, o paulistano pode participar de atividades de educação ambiental, lidar com questões relativas à flora e à fauna, à escassez de água e a preservação do patrimônio histórico e cultural.

Novamente o Parque da Luz é palco de uma nova ação do Programa. Amanhã, 13/08, às 14 horas será lançado o folder do Aquário do Jardim da Luz, um aquário subterrâneo que foi descoberto durante as obras de restauração realizadas no Parque no ano 2000.

Segundo a coordenadora do Trilhas Urbanas, Virgínia Talaveira, o local é "um espaço educativo por natureza que nos proporciona trabalhar não só com os aspectos da biodiversidade, mas também com a questão da água, uma das grandes preocupações dos dias atuais".
O aquário é considerado o mais antigo da cidade e do Estado, datando de 1900. Pertence ao paisagismo francês, pois imita a natureza por meio de sua construção. Nele habitam 13 espécies de peixes, representando uma parcela da fauna aquática sul-americana e que foram doados pela CESP - Companhia Energética de São Paulo de Paraibuna.
Vale lembrar que o Parque da Luz - antigo Jardim da Luz - foi o primeiro parque público da cidade, criado como Horto Botânico na época da Colônia e aberto ao público em 1825, sendo, ainda, o primeiro espaço público de lazer dos paulistanos.
A trilha pelo Parque da Luz revela pontos pouco conhecidos, como um sítio arqueológico com as fundações de uma torre de 20 metros de altura denominada Observatório Meteorológico, construída entre 1872 a 1875. Seu topo era o ponto mais alto da Cidade e por isso utilizado como mirante. Foi demolida em 1901, depois que a torre da Estação da Luz ficou pronta.
Outros pontos importantes da Trilha Urbana da Luz são a gruta, a cascata, a Casa da Administração, a Estação da Luz, o Lago do Oito, espelhos d'água, a Pinacoteca, o antigo ponto de bonde, coretos e o Ponto Chic.
Para percorrer a trilha do Parque da Luz e visitar o aquário é necessário agendamento prévio, por meio do e-mail: equipetrilhasurbanas@gmail.com. Informações sobre outras ações do Programa podem ser obtidas no Blog Trilhas Urbanas da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.

Fonte: DOC, 12/08/09; Trilhas Urbanas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa