Doar Sangue é Ato de Solidariedade

Todo ano a história se repete: no inverno há uma redução drástica nas doações de sangue em todo o Estado de São Paulo.

Quais seriam os motivos?: férias escolares, maior incidência de doenças respiratórias, desmotivação para sair de casa em dias frios... E como tem feito frio neste inverno!
Com isso, há um comprometimento dos estoques de sangue nos hemocentros, pois a diminuição das doações chegam a 30%.

Mas esses motivos, tão simples no cotidiano dos paulistanos, trazem sérias consequências, pois os bancos de sangue precisam dispor de um fornecimento regular e seguro para os hospitais atenderem aos procedimentos médicos que demandam transfusão de sangue.

Como dizem, embora a ciência tenha avançado em muitas áreas do desenvolvimento, ainda não foi encontrado um substituto artifical e eficiente para o sangue humano. Daí ser importante que os bancos de sangue estejam sempre abastecidos.

Uma doação voluntária é fundamental e pode salvar muitas vidas.
Além disso, após cada doação, serão realizados exames no sangue coletado para identificar a tipagem sanguínia (ABO e Rh), pesquisa de anticorpos e eritrocitários irregulares (PAI) ; fenotipagem de sistemas Rh Hr, bem como testes sorológicos para Hepatite B, C, Doença de Chagas, Sífilis, HIV, dentre outros.

Doar sangue é mais do que um ato de amor. É um ato de solidariedade.
É vida preservando a vida. Não dói, é simples, rápido e seguro.

Informações sobre como e onde doar, dúvidas frequentes e outras inforações sobre a doação de sangue podem ser obtidas no sítio da
Fundação Pró-Sangue – Hemocentro de SP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa