Hospital Central da Santa Casa faz 125 anos

Em 1498, em Portugal, foi instituída a Ordem das Santas Casas de Misericórdia. A Ordem chega ao Brasil em 1543 e instala na vila de Santos a primeira Santa Casa de Misericórdia do Brasil.
Menos de duas décadas depois, há indícios da criação da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, primeiramente instalada em torno da escola criada por José de Ancheita e Manoel da Nóbrega, no Pátio do Colégio. Mais tarde, alojou-se nos largos da Glória e da Misericórdia até ser inaugurado o Hospital Central, no bairro de Santa Cecília em 1884. O Hospital lá se encontra até hoje, quando comemora 125 anos.

Há registros de que a Santa Casa funcionou como um centro de formação de médicos e cirurgiões por séculos, até que o ensino de medicina fosse reorganizado por Arnaldo Vieira de Carvalho, e transferido para a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Seu estabelecimento também funcionou como hospital-escola para a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e para a Escola Paulista de Medicina.
Somente na década de 1950, o corpo clínico da Santa Casa de São Paulo mobilizou-se para organizar sua própria faculdade de medicina. A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo inciniou suas atividades acadêmicas em 1963, sendo oficialmente reconhecida em 1968.
A Santa Casa é uma instituição filantrópica e particular, com 2 mil leitos distribuídos em 7 hospitais. Seu compromisso faz com que todos os recursos obtidos sejam aplicados em seus hospitais e sua importância e reconhecida qualidade médica, leva pacientes das mais diversas regiões do Brasil e, muitas vezes, de outros países a procurar atendimento nos seus hospitais.
As cidades do interior paulista são as que mais encaminham pacientes para a Santa Casa. São atendidos por ano, em média, 20 mil pacientes provenientes de 288 municípios do Estado de São Paulo.
Porém, as dificuldades financeiras, comuns a todos os locais que trabalham com assistência médica pública, fazem com que a Instituição busque parcerias na iniciativa privada para equipar seus hospitais e continuar oferecendo aos seus pacientes o que há de melhor na área médico/hospitalar.

Neste 31/08, às 20 horas, haverá Jantar Comemorativo dos 125 anos do Hospital Central da Santa Casa de São Paulo. Os convites podem ser adquiridos pelos telefones: (11) 2176.7046 ou 2176.7047 .

Fonte: Santa Casa de Misericórdia de São Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa