Parque do Piqueri: nova Trilha Urbana


O Parque do Piqueri, localizado no Tatuapé, foi oficialmente criado em 1978. Sua área de mais de 97 mil metros quadrados compunha a chácara que o Conde Francisco Matarazzo implantou em 1927, ao lado do ribeirão Tatuapé e às margens do rio Tietê.

Lá se encontram diversas espécies arbustivas, alamedas, gramados, um lago de quase 3 mil metros quadrados repleto de peixes e répteis, viveiro de mudas e bosques formados por áreas reflorestadas por mais de 50 espécies nativas e exóticas como palmeiras, alecrins-de-capina, suiñas, paineiras e bambus.

O Parque possui uma fauna rica com diversos tipos de aves, incluindo algumas ameaçadas de extinção, como o mutum-de-penhacho que é mantido na área ao redor do lago.

É um local excelente para a prática de esportes e muitíssimo freqüentado pelos moradores da região. Há uma pista de Cooper com mil metros de extensão, campo de futebol de areia, campo de bocha e malha – esporte tradicional dos italianos, portugueses e seus descendentes que contribuíram para a formação do bairro do Tatuapé -, quadras poliesportivas, playgrounds e aparelhos de ginástica.

Neste dia 27 de agosto, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente inaugurou no Piqueri a quinta trilha do Programa Trilhas Urbanas (veja matéria sobre a Trilha Urbana no Parque da Luz, neste Blog). As trilhas urbanas são encontradas nos parques do Ipiranga, da Guarapiranga, do Jaraguá e da Cantareira.
É mais uma oportunidade de lazer gratuito aliado a atividades referentes ao meio ambiente, pois incentiva o turismo ecológico e aproxima a população da natureza.
Para agendar um passeio monitorado para o Trilhas Urbanas no Parque do Piqueri – ou para qualquer outro roteiro do programa – mande um e-mail para equipetrilhasurbanas@gmail.com.
O Parque do Piqueri fica na rua Tuiuti, 515, esquina com Condessa Elisabeth Robiano (via local da Marginal do Tietê) e está aberto diariamente das 6h às 18h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa