Academia Paulista de Letras Comemora 100 Anos em Novembro

"Nenhum escritor se faz sem ser um bom leitor"
Francisco Marins, escritor e membro da APL.

A Câmara Municipal de São Paulo realizou nesta 4a.feira (07/10), Sessão Solene para comemorar os 100 anos da Academia Paulista de Letras. A inauguração da APL, a 27/11/1909, em noite de gala, ocorreu no palacete do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, na rua de São João. Seu fundador foi o médico e escritor J.J.Carvalho e seu atual presidente é o desembargador José Renato Nalini.

Hoje, sediada em prédio no Largo do Arouche, é composta por 40 integrantes com vaga vitalícia, todos eles cultores das letras, da cultura e defensores do patrimônio linguístico.

Em maio deste ano, o Condephaat aprovou o tombamento desse prédio, com projeto do arquiteto francês Jacques Pilon. Além disso, a Secretaria Estadual de Cultura firmou convênio com a APL para liberação de verbas para recuperar parte da estrutura do prédio histórico, priorizando o seu auditório, cujo teto ruiu em 2007, por problemas de infiltração.

Participaram da Sessão Solene os vereadores Eliseu Gabriel, Gabriel Chalita, Sandra Tadeu e Ítalo Cardoso; os secretários municipais Cláudio Lembo e Ricardo Montoro; os acadêmicos José Renato Nalini, José Pastore, Paulo José da Costa Jr., Paulo Nogueira Neto, Hernâni Donato, Antônio Penteado Mendonça; além de Paulo Bonfim, José Cretalla Jr., Fábio Lucas, Dom Fernando Figueiredo, Ruth Guimarães e Julio Medaglia.

A escritora Lygia Fagundes Telles não pode comparecer por problemas de saúde e foi, então, homenageada por alunos dos Colégios Visconde de Porto Seguro, Dante Alighieri e Dom Miguel Kruse.

Conheça mais sobre a Academia no seu site.

Foto: Nova Urbis.
Fonte: Câmara Municipal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa