DIADESOL 2009 - "Cidade e Resíduos"

DIADESOL é uma "comemoração de limpeza e cidadania" nas Américas, promovida pela OPAS - Organização Panamericada de Saúde e a AIDIS - Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental. A expressão é de origem espanhola: Dia de los Dejetos Sólidos.

O Movimento Nossa São Paulo convida para o DIADESOL 2009 "Cidade e Resíduos" no dia 7/11, das 9h às 17h, no Parque da Água Branca, com uma série de atividades também promovidas pela Câmara Técnica de Resíduos Sólidos da ABES/SP, em parceria com o Fórum Lixo e Cidadania doEstado de São Paulo, Assoc.Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental - AIDIS, Rede das Agendas 21, Condomínio Conjunto Nacional, ASSAMAPAB.

O objetivo é ampliar a reflexão sobre o problema e permitir a troca de experiências para fortalecer medidas que promovam soluções sustentáveis.

A programação inclui Exposição de Boas Práticas, feira de recicláveis, oficinas de arte com material reciclável e atividades recreativas, com destaque para o seminário Cidades e Resíduos.


Um grave problema: tratamento edestino dos resíduos sólidos

Estudos da Abrelpe - Assoc. Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, quase a metade do lixo diário ainda tem destino inadequado, como lixões ou aterros não licenciados, sujeitos a contaminar o solo e o lençol freático.

De acordo com esse estudo, intitulado Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, apenas 55% das 149,1 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos recolhidos diariamente tiveram destinação adequada no ano passado. Houve, ainda, um crescimento de 5,9% em relação ao ano de 2007 na quantidade de lixo urbano recolhido no país no ano passado.

Outras informações podem ser obtidas pelo fone 3814.1872 com Patrícia Nagib ou Maria Rita ou, ainda, pelo e-mail
abessp@uol.com.br.

Veja a programação completa no sítio do Movimento Nossa São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa