Jornada Noite Adentro enfoca o Steampunk


Inspirado no universo imaginário criado em torno dos avanços tecnológicos, aparentemente milagrosos, conquistados durante a Era Vitoriana do século 19, com experimentos revolucionários como as máquinas a vapor, o subgênero da literatura de ficção conhecido como steampunk (vapor punk) é tema da terceira edição da Fantástica Jornada Noite Adentro. (Veja mais sobre essa cultura em http://www.steampunk.com.br/).

Marcada para dia 27 de novembro, a partir das 22h, a programação, gratuita, reúne teatro, bate-papo, exibição de filmes e partida de RPG live-action.

Um desfile de moda performático abre as atividades. Criada pela estilista Lili Angelika, a coleção mescla o romantismo típico dos modelos vitorianos com elementos oriundos de uma realidade pós-apocalíptica.

Na seqüência, a atriz Cristiana Gimenes, da Cia. Em Cena Ser, apresenta esquetes teatrais, e convidados falam sobre os princípios
steampunk, analisando sua presença na literatura e no cinema.

À meia-noite tem início a maratona de filmes. O primeiro título é surpresa. Às 2h, o público confere a animação japonesa
Steamboy (2004), de Katsuhiro Otomo. A última sessão traz Vidoc (2001), longa dirigido pelo francês Pitof (Jean-Christoph e Comar).

O jogo de RPG ocorre, paralelamente, durante toda a madrugada. O tema escolhido é recorrente no universo steampunk:
Castelo Falkenstein, além de se inspirar em obras de autoria de Júlio Verne, Edgar Allan Poe e H.G. Wells e também em invenções de Leonardo da Vinci. Para participar, é necessário se inscrever, previamente, pelo e-mail:bibliotecavilamariana@hotmail.com. Os ingressos para as outras atividades são distribuídos dia 27, a partir das 21h.

Serviço

Data: 27 de novembro
Horário: a partir das 22h
Local: Biblioteca Pública Viriato Corrêa (Temática em Literatura Fantástica)
Endereço: Rua Sena Madureira, 298, Vila Mariana
Telefone: 5573-4017 e 5574-0389

Fonte: Portal da Prefeitura


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Penha de França: o bairro mais antigo

Cidade Compacta - o que é isso?

SP 2040, Visão e Plano de Longo Prazo para Sampa